COMEÇOU! Nova NFS eletrônica para MEI já pode ser emitida

A partir desta sexta-feira (1), todo MEI (Micro Empreendedor Individual) que quiser emitir uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), terá que usar o emissor nacional. A mudança foi proposta ainda em 2022, e a partir de setembro todos os micro empreendimentos precisarão aderir a novidade.

COMEÇOU! Nova NF eletrônica para MEI já pode ser emitida
COMEÇOU! Nova NF eletrônica para MEI já pode ser emitida (Imagem: FDR)

Desde o início deste ano já havia sido disponibilizada a emissão facultativa da NF eletrônica no emissor nacional. O MEI que optasse por usar o canal já conseguiria se adaptar ao novo sistema, a partir de 1º de setembro ele passa a ser obrigatório e todos deverão usar deste mesmo serviço.

O portal nacional para emissão de Nota Fiscal surgiu após a publicação da Resolução nº 169/2022 do CGSN (Comitê Gestor do Simples Nacional), em julho do último ano. A ideia é padronizar o documento em todos os cantos do país, já que antes desta medida a nota tinha o padrão adotado por cada prefeitura.

Para que o MEI pudesse emitir o documento fiscal era preciso se habilitar na prefeitura da sua cidade, depois acessar o site específico que o município disponibiliza para preenchimento da nota. Agora, independente de onde a empresa esteja endereçada, o portal de emissão é único.

Vale lembrar que a NFS-e é exclusiva para prestação de serviços, quando foi feita a venda de produtos é emitida a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Este modelo é obrigatório quando há relação entre pessoas jurídicas, ou quando o serviço prestado foi para um órgão público, como prefeitura ou governo do estado.

Como MEI deve emitir a NFS eletrônica no novo padrão

A partir deste mês, quando o MEI for emitir a sua nota fiscal ele já deve acessar o Emissor Nacional de NFS-e. O login é feito com usuário criado no próprio portal, por certificado digital ou usando login no Gov.br.

Depois de ter escolhido como deseja acessar o site, ou fazer login pelo App NFS-e Mobile, a emissão do documento acontece assim:

  • Acesse o Emissor Nacional da NFS-e (site ou aplicativo);
  • Escolha como deseja fazer o login;
  • Clique em “Nova Nota Fiscal”;
  • Preencha os campos com informações sobre o tomador (quem contratou), data de realização do serviço, descrição e valor;
  • Confira as informações e confirme.

Existem duas versões de nota fiscal a completa e a simplificada. A completa é obrigatória para alguns tipos de prestação de serviço, como exportação e serviços cujo ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) é devido no local do tomador.

Enquanto a versão simplificada dá ao MEI a opção de incluir apenas os serviços que já estão no seu cadastro.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com