Veja o passo a passo para emitir a NF como MEI pelo app do gov.br

A partir de sexta-feira, 1 de setembro, todo MEI (Micro Empreendedor Individual) deverá usar o mesmo canal para emissão da sua Nota Fiscal (NF). De acordo com uma ordem do governo federal todos os documentos deverão ser padronizados, contendo as mesmas informações e layout. A emissão pode ser via aplicativo.

Veja o passo a passo para emitir a NF como MEI pelo app do gov.br
Veja o passo a passo para emitir a NF como MEI pelo app do gov.br (Imagem: FDR)

A emissão da NFS-e em formato nacional passa a ser exigida para todo MEI a partir de 1º de setembro. A ordem foi dada por meio da Resolução do CGSN (Comitê Gestor do Simples Nacional) nº 169, de 27 de julho de 2022. Agora, independente da região que o empreendedor esteja a emissão do documento é pelo menos canal.

Isso porque, antes desta mudança acontecer para que a nota fiscal fosse emitida era preciso acessar o site da prefeitura municipal e usar o sistema disponibilizado por eles. Logo, em cada cidade havia um modelo diferente de documento fiscal, embora as informações principais fossem exigidas em todas.

A partir de agora, o Emissor Nacional da NFS-e será administrado pela Receita Federal. Isso significa que todos os dados informados pelo MEI serão automaticamente processados pelo Fisco, sem passar pela prefeitura. O site usado antes ainda pode continuar ativo, mas apenas para consultas e não mais para emissões.

Como emitir NF do MEI por aplicativo

O MEI que tem login no App do Gov.br pode acessar o App do NFS-e Mobile e gerar sua nota fiscal tranquilamente. Essa é uma opção muito útil, porque todos os logins de acesso a portais públicos são unificados pelo Gov.br. Mas, quem quiser criar um outro login pode fazê-lo diretamente no site do Emissor Nacional.

A grande facilidade do aplicativo é permitir que a nota seja preenchida em qualquer lugar, basta ter conexão com a internet. Já que normalmente o App é instado em um celular que funciona de forma remota.

Para o preenchimento da NFS-e o MEI deve:

  • Baixar o App NFS-e Mobile no seu celular;
  • Abra o aplicativo e escolha “Entrar com Gov.br”;
  • Informe CPF e senha de acesso;
  • Toque em “Emitir NFS-e”;
  • O campo CPF/CNPJ do cliente é opcional, mas recomendamos incluir, indique o serviço prestado (o aplicativo mostra os Serviços Favoritos cadastrados no Portal);
  • Indique o valor do serviço e depois clique em “Emitir NFS-e”;
  • Sua NFS-e foi gerada! Para compartilhar com seu cliente, basta clicar e fazer download do PDF ou escolher a opção “Compartilhar”.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com