CHOCANTE! Denúncia sobre o INSS causa alerta entre os brasileiros

A fila de espera para receber um benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é maior do que se imagina. O tempo para receber o auxílio, principalmente quando se fala de aposentadoria, é ainda mais surpreendente. A lentidão em liberar os pagamentos, ente outros fatos, preocupam os brasileiros.

CHOCANTE! Denúncia sobre o INSS causa alerta entre os brasileiros
CHOCANTE! Denúncia sobre o INSS causa alerta entre os brasileiros (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

De acordo com uma reportagem produzida pelo UOL, que serve também como denúncia, há 7 milhões de pessoas na fila de espera do INSS. Isso significa, em outras palavras, que 7 milhões de trabalhadores que enviaram o seu pedido de benefício previdenciário, não conseguiram ter acesso ao salário desejado.

Dentro desta fila estão pessoas que aguardam uma resposta definitiva da Previdência Social sobre o pedido feito, mesmo depois de enviar toda a documentação solicitada. Incluindo tanto solicitações de aposentadoria, como de auxílios por incapacidade que impedem que o cidadão continue trabalhando.

Ou seja, para muitas dessas pessoas não há nenhuma fonte de renda, porque enquanto estão de licença médica em que a empresa não vai arcar com seus salários, o INSS também não se responsabiliza pela remuneração. O cenário é ainda mais caótico quando se considera o tempo de espera, são pelo menos 70 dias para conseguir alguma resposta. 

O UOL compartilhou a história de um senhor, de 66 anos, que precisou aguardar 1 ano para receber do INSS uma resposta negativa sobre seu pedido de aposentadoria. As informações mostram que ele contribuiu por 17 anos, e esperou a idade mínima para solicitação.

Crise no INSS prejudica milhões de pessoas

Para advogada Luciana Spindola Leite que acompanha o caso do senhor retratado no UOL, o INSS passa uma propaganda falsa de que o pedido de aposentadoria é fácil. Mas, para ela, ao exigir que sejam encaminhados uma série de documentos extras, a solicitação individual é complexa para o trabalhador.

De acordo com informações do BEPS (Boletim Estatístico da Previdência Social), divulgado mensalmente pelo governo, em junho deste ano foram liberados 459.676 benefícios com um tempo de espera médio de 70 dias. Enquanto em junho de 2013, dez anos atrás, foram 419 mil benefícios concedidos com espera de 23 dias.

A fila de espera ainda varia dependendo da região, e chega a 153 dias no Sergipe, segundo o BEPS. Para tentar barrar o crescimento de demanda represada, o governo federal anunciou a concessão de auxílio por perícia documental, o lançamento de um concurso público, e bônus para os servidores que trabalharem mais.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile