VITÓRIA! Empreendedores comemoram criação de ministério exclusivo para a categoria

Em mais uma live semanal realizada pela equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamada de “Conversa com o Presidente”, foi anunciada a criação de um novo ministério. A ideia é criar uma Pasta para tratar de assuntos que são de interesse dos empreendedores de pequenas e médias empresas. 

VITÓRIA! Empreendedores comemoram criação de ministério exclusivo para a categoria
VITÓRIA! Empreendedores comemoram criação de ministério exclusivo para a categoria (Imagem FDR)

Caso seja confirmada a criação de um ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais, o governo Lula chegará a 38 ministérios. Questionados sobre a criação da mais uma Pasta, o presidente justificou que há muitas pessoas que já não têm interesse de trabalhar com carteira assinada e sonham em empreender.

Lula ainda disse que é preciso “cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade” . No entanto, a criação do Ministério das Pequenas e Médias Empresas também deve servir como estratégia política. Já que para consolidar a base de aliados existe a proposta de incluir no atual governo membros do Partido Progressista (PP) e do Republicanos. 

Para isso, o novo ministério seria usado para dar lugar a estes políticos. A proposta deve ser transformar a atual secretaria das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em um ministério.

O que muda para os empreendedores com um ministério exclusivo?

De acordo com especialistas que foram ouvidos pelo portal Exame, mesmo que a ideia principal do governo Lula seja criar um ministério por interesses políticos, os empreendedores poderão se beneficiar. Isso porque, eles passarão a contar com projetos e políticas dedicadas exclusivamente ao seu crescimento. 

Poderão ser ouvidos, representados e discutidos no Palácio do Planalto, Congresso Nacional, e outros representantes da democracia brasileira. O número de empreendedores no país tem crescido cada vez mais. Segundo dados do MDIC, há 21 milhões de empresas ativas no Brasil, e quase 99% são pequenas e médias. Destas, pelo menos 15,4 milhões são MEIs.

“Eu acho muito relevante a recriação do ministério. Existe no Brasil uma demanda muito grande por crédito, maior eficiência e menos burocracia na condução dos pequenos e médios negócios”, afirma José Niemeyer, professor de economia e ciências políticas do Ibmec ao Exame.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile