O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estará aplicando novas medidas em um dos benefícios mais conhecidos do órgão. Estamos falando da aposentadoria, que agora garante uma antecipação na solicitação do beneficiário. Confira mais infomações abaixo.
O fim da idade mínima para a aposentadoria do INSS está em análise no Supremo Tribunal Federal. Caso aprovado, isto pode levar à extinção do que foi instaurado com a reforma da previdência, realizada em 2019. Com isto, você terá a sua aposentadoria concedida a partir do tempo trabalhado formalmente.
Agora, o período de tempo em que seis meses seriam acrescentados à idade mínima, tanto para homens como para mulheres, foi encerrado. Portanto, até o ano que vem, não veremos adições no tempo necessário para que consiga se aposentar pelo INSS. Homens se aposentam com 65 e mulheres com 63.
Para os formais, as aposentadorias seguem disponíveis, mas apenas em alguns críterios. Por exemplo, você tem como se aposentar por invalidez. Isto significa que o INSS proverá com o valor médio recebido ao longo dos anos trabalhados devido à uma lesão ou até mesmo deficiência do cidadão.
Em pessoas que já nasceram com esta deficiência, o valor cedido equivale ao salário mínimo. Porém, o fundamento de precisar ter uma certa idade para que possa se aposentar finalmente chegou ao fim. Veja abaixo com mais detalhes o que isto deve influenciar na vida do povo brasileiro.
INSS: mudanças serão aplicadas à aposentadoria
Muitos se confundem com as aposentadoria cedidas pela Previdência Social. Atualmente, não pode mais se aposentar somente pela contribuição se você for um trabalhador formal. No caso dos Microempreendedores Individuais (MEI), esta é a única forma de conseguir obter a sua aposentadoria pelo INSS.
Outro ponto é que o INSS vem buscando novas formas de agilizar o atendimento com os beneficiários de todo país. Relatos são de que pessoas estão aguardando há mais de um ano na fila de espera para obter os valores em conta. Portanto, isto vem sido tratado com a devida importância e é alvo de investigação pelo órgão.