FALSA ligação do NUBANK faz diversas vítimas. Confira como se PREVENIR

O Nubank é atualmente um dos principais bancos do país. Isto faz com que golpistas usem o nome do banco para enganar as pessoas. Entre estes golpes está o da falsa ligação do Nubank. Saiba como funciona e como se proteger.

FALSA ligação do NUBANK faz diversas vítimas. Confira como se PREVENIR
FALSA ligação do NUBANK faz diversas vítimas. Confira como se PREVENIR (Imagem FDR)

O golpe tem a intenção de enganar as pessoas através de ligações telefônicas usando a técnica de engenharia social.

Golpe da falsa ligação do Nubank

O banco digital pode até entrar em contato com seus clientes por telefone, no entanto apenas em casos específicos.

O Nubank explicou para o Oficina da Net que liga para seus clientes quando é preciso renegociar dívidas. Sendo assim, estes contatos pelo telefone acontecem quando o cliente não paga as faturas do cartão de crédito, empréstimo ou outras pendências, ficando inadimplente. 

Os contatos então são feitos através de agências de cobrança que são parceiras da fintech e os atendentes oferecem condições especiais de pagamento e personalizadas para cada pessoa.

“Se, por qualquer motivo, você está em atraso, as agências parceiras podem te ligar e oferecer um plano de pagamento especial, considerando o valor da dívida e a sua situação financeira”, disse o Nubank segundo o Oficina da NET.

MAIS DINHEIRO LIBERADO PARA VOCÊ: COMO AUMENTAR O LIMITE DO CARTÃO NUBANK SEM ANÁLISE DE CRÉDITO ?

Como sei que estou recebendo uma ligação verdadeira do Nubank 

Na ligação, é comum que o atendente solicite que o cliente informe dados pessoais como nome, três primeiros dígitos do CPF e a data de nascimento. Isto se trata de um procedimento padrão para confirmar a identidade. 

Sendo assim, estes são os únicos dados que um atendente do banco vai pedir. Nunca será solicitado que as pessoas informem suas senhas, código PIN, código de autenticação ou número do cartão de crédito. 

Fora isso, o banco informou ainda que não pede, durante suas ligações, que seus clientes baixem outros aplicativos no celular ou transfiram dinheiro ou realizem algum pagamento.

Se o atendente pedir seu CPF completo, encerre a ligação. Após desligar, entre em contato com o banco através dos canais de atendimento oficiais, que são:

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile