URGENTE! Bolsa Família MUDA as regras sobre o perfil familiar dos beneficiários

Desde que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o comando do país, o Bolsa Família tem recebido uma série de mudanças. A começar pelo nome do programa de transferência de renda que voltou para as origens, o valor também subiu. Mas, o grande ponto de atenção tem sido os requisitos para conseguir se manter no benefício.

URGENTE! Bolsa Família MUDA as regras sobre o perfil familiar dos beneficiários
URGENTE! Bolsa Família MUDA as regras sobre o perfil familiar dos beneficiários (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

No último ano, quando o Auxílio Brasil ainda funcionava no país, o número de famílias unipessoais (compostas por uma única pessoa) chegou a 22% do total. Com suspeitas de fraudes nos grupos desta composição, o Bolsa Família excluiu quase 1 milhão de cadastrados com esse perfil. O motivo, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social é que eles não cumpriam mais com os requisitos.

A investigação que incluiu a participação do TCU (Tribunal de Contas da União), suspeita de que pessoas de uma mesma família haviam fraudado informações no Cadastro Único. Dessa forma, conseguiriam acumular benefícios e receber em dobro, o que é proibido. Uma falha na seleção do Cadastro Único no último ano também colaborou para a entrada de irregulares.

Agora, diante de toda a situação envolvendo as famílias unipessoais e a fim de não prejudicar quem tem esse perfil, o Ministério do Desenvolvimento Social publicou a Portaria 911. Na última sexta-feira (25) ficaram estabelecidas as regras que iniciarão em setembro para entrada de famílias compostas por uma única pessoa no Bolsa Família.

Como famílias unipessoais podem receber o Bolsa Família?

A forma de entrada de famílias unipessoais no Bolsa Família continua a mesma, dependendo da inscrição no Cadastro Único. O que muda é a seleção deste grupos a partir de setembro. De acordo com a Portaria 911 cada município terá um limite de 16% de famílias monoparentais no total de contemplados do mês.

O Ministério do Desenvolvimento informou que este limite foi estabelecido para “corrigir distorções ocorridas entre outubro de 2021 e dezembro do ano passado“. Na prática, enquanto o município tiver 16% de famílias unipessoais na folha de pagamentos do Bolsa Família, ele fica impedido de contemplar mais grupos desta mesma composição. 

A exceção são as famílias com integrantes em: situação de trabalho infantil; com integrantes libertos de situação análoga à de trabalho escravo; quilombolas; indígenas; e com membros catadores de material reciclável.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile