Imposto de Renda: Quando será pago o 4º lote da restituição?

A Receita Federal vai pagar o 4º lote da restituição ainda nessa última semana de agosto. Mais de 6 milhões de contribuintes serão beneficiados nessa penúltima etapa da devolução do Imposto de Renda 2023; maior parte dos beneficiados são idosos. Saiba mais!

Imposto de Renda: Quando será pago o 4º lote da restituição?
Imposto de Renda: Quando será pago o 4º lote da restituição?(Imagem: FDR)

6,1 milhões de contribuintes, esse é o total de pessoas que receberão o 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Nesse penúltimo lote a Receita Federal deve destinar um montante de R$ 7,5 bilhões para fazer os pagamentos.

A restituição é feita aos brasileiros que pagaram mais impostos do que deveriam ter pagado. A alíquota mínima de imposto é de 7,5% e a máxima é 27,5% em todo o país.

Quando será pago o 4º lote da restituição 2023?

O pagamento do 4º lote do Imposto de Renda 2023 será feito na próxima quinta-feira, 31. A consulta aos contribuintes inseridos nele já pode ser feita através do site da Receita Federal, em “Meu imposto de renda” e depois clicar em Restituição.

Esse lote é formado por:

ANTECIPE A RESITUTIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023: VEJA COMO RECEBER O VALOR ANTES DO PRAZO

Vale lembrar que aquelas pessoas que caíram na malha fina não receberão a restituição até que corrijam os pontos necessários.

Entre as situações podem levar a Receita Federal a uma análise mais detalhadas, a chamada malha fina, estão: omissão de um rendimento; valor ou informações incorretas, entre outras. O valor é depositado na conta informada durante a entrega da declaração.

Caso o contribuinte não faça o saque a restituição no prazo de 1 ano, deve requerê-lo através do Portal e-CAC, disponível na página da Receita Federal.

Basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

O 5º e último lote da restituição de 2023 deve ser pago no dia 29 de setembro.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile