O calendário do pagamento referente ao PIS/PASEP 2024 foi liberado. Portanto, caso você seja um trabalhador formal e exerça a sua profissão há pelo menos cinco anos, fique ligado(a) pois você pode estar apto ao recebimento de um benefício lucrativo. Confira abaixo mais detalhes.
O calendário referente à quantidade meses trabalhados para receber o pagamento do PIS/PASEP em 2024 foi liberado. Para lembrar, o PIS/PASEP é um benefício pago aos cidadãos que exerceram a sua profissão por ao menos um mês no ano base levantado pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Para estar apto ao recebimento deste benefício, é fundamental que o cidadão siga os requisitos apresentados pelo governo federal. Entre eles, é essencial que o cidadão exerça uma profissão formal há pelo menos cinco anos. Além disto, é necessário que tenha uma remuneração máxima de dois salários mínimos.
Um outro ponto é que a pessoa precisa ter trabalhado ao menos um mês durante o ano base do programa. Ou seja, valor do salário mínimo é dividido em 12 parcelas, onde para cada mês trabalhado, você recebe 1/12 deste valor. Com o aumento registrado no salário mínimo, o benefício também vai aumentar.
Então, caso você ainda não saiba qual é o valor do salário mínimo, decore este valor: R$ 1.320. Porém, não decore por muito tempo pois o governo federal possui algumas mudanças planejadas para o valor do piso salarial nacional. Confira abaixo o que pretende ser alterado no salário mínimo e vai mudar o PIS/PASEP.
O PIS/PASEP é alterado com o aumento do salário mínimo?
Uma das metas do governo federal é ampliar o poder de compra da população. Para isto, o aumento aplicado ao valor do salário mínimo é fundamental. É por isto que no ano que vem, é preciso que o piso salarial receba um reajuste de ao menos R$ 100. Com isto, o PIS/PASEP será alterado, também.
Isto porque assim como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é um dos grandes programas do INSS, o valor do salário mínimo é utilizado como base para realizar estes pagamentos. Portanto, caso o salário mínimo aumente ou diminua, estes dos benefícios citados (BPC e PIS/PASEP) serão reduzidos.