A Serasa lançou uma grande mudança. Para quem desejava ter crédito no mercado, uma nova versão do score de crédito pode mudar a vida desses brasileiros e também a de quem está iniciando sua jornada financeira.
A Serasa lançou neste mês uma nova métrica para calcular a pontuação de crédito de cada consumidor: a versão 3.0 do score de crédito. O novo modelo promete garantir maior personalização à nota, permitindo que os brasileiros compartilhem seus dados de contas bancárias.
A nova versão do Score deve se tornar um aliado do consumidor que busca por mais crédito, principalmente para os jovens que estão iniciando no mercado de crédito. Ou para pessoas que são ótimas pagadoras, mas com pouco uso de crédito, como quem usa dinheiro para pagamento ou nunca contratou um serviço de crédito.
O cadastro no novo modelo pode ser realizado através do site serasa.com.br, através do login do consumidor na sua conta. O serviço do Score 3.0 já está disponível para todos os consumidores, mas migrar para esse modelo não é obrigatório.
O que é o Score de crédito?
O Serasa Score é um indicador que aponta quais as probabilidades de o consumidor pagar suas contas em dia. Segundo a Serasa, a medida traduz com fidelidade o histórico do comportamento financeiro de quem busca crédito no mercado.
Amanda Castro, gerente da Serasa Score, explica em nota publicada no site que a pontuação considera informações positivas e negativas do consumidor. “Dívidas em atraso, por exemplo, reduzem a pontuação, mas manter um bom histórico de pagamentos aumenta o score. A conexão bancária pode fortalecer esse ponto”, avalia.
A Serasa avalia o score em faixas: uma pontuação na faixa Muito Bom fica entre 701 e 1.000 pontos, mostrando a alta probabilidade de o usuário honrar com seus compromissos de crédito. Entre 501 e 700, é considerada Bom. A faixa de 301 e 500 fica na classificação Regular, e de 0 a 300 é considerada uma pontuação Baixa.
Como fazer a conexão bancária no Score da Serasa?
A atualização não exige o pagamento de qualquer tarifa e, até o momento, as instituições financeiras disponíveis para a conexão bancária são:
- Nubank;
- Santander;
- Banco do Brasil;
- Itaú;
- Sicoob;
- Bradesco.
Já para permitir a conexão, o usuário deve:
- acessar o site da Serasa
- digitar o CPF
- preencher um breve cadastro;
- escolher a opção “Conectar seus dados bancários”
- conferir as instituições disponíveis
- escolher a conta desejada para compartilhar os dados (é possível conectar quantas instituições quiser entre as opções disponibilizadas até o momento);
- o último passo é inserir as informações solicitadas para a conexão, preenchendo a agência, a conta com dígito e a mesma senha do aplicativo do banco;
- após completar e ler os termos de consentimento, o usuário deve clicar em “Conectar”.
Ao compartilhar os dados, o usuário possibilita uma análise mais fidedigna da sua vida financeira. Isso inclui a verificação de extrato da conta corrente, salário, investimentos, limite do cartão e o histórico de cheque especial.