Os pacotes de celular com WhatsApp ilimitado são os mais populares no país, independente da operadora. Eles possibilitam que os brasileiros utilizem o aplicativo sem descontos nos pacotes de dados, mas, isso pode estar perto de acabar.
A era do WhatsApp Ilimitado parece estar com os dias contados no país. Em algumas operadoras além do aplicativo de troca de mensagens também é possível acessar o Twitter, Instagram, Waze e YouTube sem pagar nada, o chamado zero rating.
Além das três operadoras (Claro, Tim e Vivo), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor também defende o fim do chamado “zero rating”.
Fim do WhatsApp Ilimitado
Países da Europa e da Índia já abandonaram a gratuidade dos aplicativos nos planos de telefonia móvel. Em contrapartida, agora, os clientes têm mais opções para decidir incluir nos seus planos, o que aumenta a competição entre as operadoras.
No Brasil as operadoras já manifestaram o descontentamento com a prática, para a Claro, por exemplo, essa gratuidade é um grande erro.
“Não tenho dúvida que o zero rating foi um erro, um equívoco. E, apesar de ter sido criado no passado, não há nada que não possa ser consertado”, afirma o presidente do grupo Claro Brasil, João Félix, ao UOL.
A operadora TIM estima que o zero rating apresente uma diminuição nos próximos anos.
“Assim nasceu [o zero rating] porque decidimos colocar esses produtos, mas, ao longo do tempo, reavaliamos as decisões. A tendência, no momento, é de que, em função do consumo de dados e do valor percebido pelo cliente, haja uma diminuição da presença de produtos zero rating nos próximos anos”, afirma Alberto Griselli, CEO da TIM.
A Vivo também demonstra o desejo de abandonar essa prática e justifica que o WhatsApp já não é só um aplicativo de troca de mensagens. Hoje ele tem muitas outras funções que impactam bastante no consumo de internet.
“No nosso caso, só temos gratuito, ilimitado, o ‘zero rating’, o WhatsApp. As outras operadoras têm outros OTTs [provedores de conteúdo digital]. E o WhatsApp era gratuito quando ele era um aplicativo de mensagens. Hoje, o WhatsApp já é um aplicativo de várias coisas, de fotos e vídeos. E é um dos [aplicativos] que impacta o crescimento do tráfego de dados nas nossas redes”, disse Christian Gebara, diretor-presidente da Telefônica Brasil, dona da Vivo.
Caso o chamado zero rating seja efetivamente abandonado, o cliente poderá ganhar com a competitividade entre as operadoras de telefonia.