Lançado! App Meu INSS ganha novidade que vai mudar relação com governo

O App Meu INSS, usado pelo Instituto Nacional do Seguro Social para oferecer pelo menos 90 tipos de serviços digitais, foi atualizado. A ideia, segundo o Ministério da Previdência Social, é fazer com que este sistema também sirva como um canal para aumentar e fortalecer a relação do governo com aposentados e pensionistas. 

Lançado! App Meu INSS ganha novidade que vai mudar relação com governo
Lançado! App Meu INSS ganha novidade que vai mudar relação com governo (Imagem: FDR)

Na última quarta-feira (23), o Ministério da Previdência Social anunciou um novo serviço implementado no App Meu INSS. A ideia é enviar notificações à população sobre campanhas de utilidade pública do governo federal. Para isso, serão usados os dados disponíveis no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), encontrando informações sobre os segurados.

Na primeira ação usando o novo recurso, todos os 38,2 milhões de pessoas que recebem algum tipo de benefício previdenciário receberam uma mensagem do governo via aplicativo. Eles foram avisados sobre a campanha de vacinação que acontece no estado do Rio de Janeiro. Inclusive, na semana passada a campanha passou a ser televisionada contando com a participação de Xuxa Meneghel. 

O objetivo agora é usar o App Meu INSS vai alertar esse público sobre todas as ações que envolvem o governo federal. Além da vacinação, eles também devem ser avisados sobre possíveis alterações no calendário de pagamentos, realização da prova de vida, novas aprovações para o crédito consignado, entre outros. Quem ativou as notificações do aplicativo recebe a mensagem no visor do celular.

Como acessar o App Meu INSS?

O App Meu INSS tem pelo menos 50 milhões de acessos no mês. Além dos aposentados e pensionistas com direito a um salário fixo, quem dá entrada em benefícios temporários também usa este mesmo canal. Como auxílio doença, salário maternidade, auxílio reclusão e outros.

A grande vantagem de optar por essa versão é evitar o enfrentamento de filas nas agências. De forma online é possível solicitar um novo requerimento, agendar perícia médica, enviar atestado médico, além de consultar resultados dos pedidos já feitos e acessar o extrato de pagamentos. 

Para fazer login é muito fácil, basta:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile