Consignado do Bolsa Família vai voltar? Veja se o governo pretende liberar o empréstimo

Um tema que volta a ser discutido é sobre a possível volta do empréstimo consignado do Bolsa Família. Ele vem sendo aguardado há muitos meses pelos beneficiários do programa social. Entretanto, diversas mudanças impactaram diretamente essa iniciativa, resultadno na sua inatividade.

Consignado do Bolsa Família vai voltar? Veja se o governo pretende liberar o empréstimo
Consignado do Bolsa Família vai voltar? Veja se o governo pretende liberar o empréstimo. (Imagem: FDR)

Na mudanças que tem acontecido no universo dos programas sociais, a possibilidade de crédito consignado para os beneficiários trouxe uma série de expectativas e, ao mesmo tempo, incertezas.

Essa modalidade de empréstimo, que havia sido disponibilizada no passado, enfrenta atualmente um cenário de suspensão. Isso acaba levando a questionamentos sobre seu retorno.

A Medida Provisória com as novas regras do Bolsa Família foi aprovada no final de maio pelo Congresso Nacional. Além das novidades no programa, a MP determinou ainda a volta do empréstimo para idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Com a notícia da volta do crédito consignado, os beneficiários segue curiosos para saber se o governo pretende liberar o empréstimo do Bolsa Família novamente.

Consignado do Bolsa Família pode voltar?

A análise da retomada das concessões de empréstimos consignados apresenta um quadro complexo. Isso exige uma análise minuciosa para encontrar soluções adequadas.

Após o governo mudar as regras de concessão do crédito consignado, baixando de 40% para 5% o percentual do benefício mensal que poderia ser usado na contratação, a Caixa Econômica Federal suspendeu definitivamente a oferta do empréstimo consignado do Bolsa Família.

Uma reviravolta significativa nesse panorama foi originada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), trazendo uma luz de esperança ao autorizar empréstimos consignados para os beneficiários do Bolsa Família.

Contudo, essa faísca de otimismo foi acompanhada de um impasse: o processo judicial teve sua tramitação interrompida, prolongando a incerteza que cerca a possibilidade de conceder crédito a essa parcela da população.

Para os beneficiários do Bolsa Família que esperam pela possibilidade do crédito consignado, é crucial não depositar todas as esperanças nesse cenário. Afinal, apesar de não podermos descartar completamente a hipótese do retorno do consignado, é prudente não contar com algo que ainda está distante de ser efetivamente liberado.