Para aquelas pessoas que estão em busca de um empréstimo, a Caixa Econômica Federal fez um anúncio. A informação tem a ver com as regras da modalidade de empréstimo consignado. As informações foram repassadas pela presidente do banco.
A presidente da Caixa, Rita Serrano, enviou ao Ministério da Fazenda uma proposta para alterar regras do consignado privado. Ela afirmou que isso o tornaria um produto mais interessante, além de comentar que ainda não pode dar detalhes. “se essa mudança for feita, a Caixa se tornaria um player importante nesse produto”, afirmou Rita.
“O consignado privado é apenas 8% do consignado total. O que estamos propondo é tentar melhorar o produto para ver se ele ganha atratividade para o setor privado. Atualmente, as empresas não têm o interesse em fazer a contratação, então propomos uma modalidade diferente onde o trabalhador teria mais autonomia”, comentou.
O que quer dizer empréstimo consignado privado?
O crédito consignado privado, autorizado pelo Governo Federal em dezembro de 2003 pela Lei 10.820. Essa é uma modalidade de empréstimo que tem as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento do funcionário. Com o risco de inadimplência menor, é a opção de crédito pessoal com a menor taxa de juros do mercado.
O valor da parcela pode chegar até 30% do salário do colaborador, o que garante sua organização e o equilíbrio financeiro, para que continue pagando suas despesas mensais sem se apertar, e nem se preocupar com pagamento de mais um boleto ou juros abusivos por esquecer de pagar.
Empréstimo da Caixa hoje
O Banco Central organiza “rankings” com as menores taxas no consignado para pessoas físicas em três categorias. São elas: para segurados do INSS, servidores públicos e trabalhadores do setor privado.
As taxas da Caixa no consignado para segurados do INSS e servidores públicos são mais baixas que as de outros grande bancos no relatório de juros do BC.
No entanto, os juros para trabalhadores do setor privado são altos. Nesse caso, para quem deseja contratar um consignado nesta categoria, as menores taxas de juros entre os grandes bancos são as do Banco do Brasil (2,25% ao mês e 30,66% ao ano).
Condições do empréstimo consignado da Caixa
Os bancos públicos como a Caixa anunciaram cortes nas taxas do consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no mesmo dia da queda da Selic.
A Caixa disse que não alterou outras linhas de crédito além do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas.
A Caixa disse que, por enquanto, houve alteração apenas na taxa do consignado para beneficiários do INSS. O banco público anunciou que os juros cairiam de 1,74% para 1,70% ao mês, medida válida a partir deste mês de agosto.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!