Faltam poucos dias para que os contribuintes que estão em situação regular com a Receita Federal tenham acesso a restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Dividida em cinco lotes, três pagamentos já foram feitos neste ano beneficiando pouco mais de 14,8 milhões de pessoas. Agora, o penúltimo lote já tem data para ser pago.
O mais recente lote de pagamentos da restituição do IRPF, em julho, beneficiou 5,6 milhões de pessoas. Além daqueles com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência e que vivem da renda do magistério, outros públicos foram inclusos. Como quem entregou a declaração pré-preenchida, optou por ser restituído via PIX e enviou a declaração até março.
Agora, no penúltimo lote de pagamentos marcado para agosto, continuam recebendo aqueles com prioridade legal e que seguiram as recomendações da Receita Federal. Mas, devem ser beneficiados principalmente quem enviou a declaração a partir do fim de março. Quanto mais o contribuinte demora para enviar o documento, mais ele demora para ser restituído.
Foram recebidas 41 milhões de declarações do Imposto de Renda, mas nem todas devem ser restituídas pela Receita Federal. Para receber a restituição do IRPF é preciso ter declarado gastos dedutíveis, quer dizer, consumos que dão direito a descontos na tributação. Ao fazer esse cálculo o Fisco considera quanto precisa ser devolvido ao contribuinte.
Como consultar o 4º lote da restituição do IRPF?
Para saber se foi contemplado pelo 4º lote da restituição do IRPF, o cidadão deve fazer a consulta em um dos portais da Receita Federal. A verificação é liberada uma semana antes do pagamento, como o dinheiro caí na conta em 31 de agosto, a consulta fica disponível no dia 24 de agosto, próxima quinta-feira.
Quem corrigiu algum erro que estava pendente na sua declaração, pode ser incluso já neste próximo lote. Para verificar basta:
- Acesse o site da Receita Federal >> clique em “Imposto de Renda” >> Escolha “Consultar restituição” >> Informar CPF e data de nascimento;
- Acesse o App Meu Imposto de Renda >> faça login >> escolha “Consultar restituição” >> Informe o ano de envio do documento.
Aqueles que não forem beneficiados neste lote, mesmo tendo enviado a declaração no prazo, devem consultar se caíram na malha fina e precisam corrigir algum dado para liberar o pagamento.