Chamou atenção o valor e o número de contemplados no 4º lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Este é o penúltimo pagamento dos cinco lotes que foram prometidos para este ano. Os últimos contribuintes deverão ser contemplados, e quem não foi incluso deve se preocupar com a malha fina.
A partir das 10h da próxima quinta-feira, 24 de agosto, fica disponível a consulta ao 4º lote da restituição do IRPF. Quem ainda não foi contemplado pela declaração deste ano pode conferir se finalmente será restituído. O valor a ser pago depende do patrimônio declarado, e das deduções que foram inclusas no documento. A Receita Federal é quem processa esse valores.
Ao enviar a declaração o contribuinte já recebeu a mensagem informando se seria restituído, e uma aproximação do quanto poderia ser pago. Mas, considerando a apuração mais completa é que a Receita chega ao valor final. Também deve ser levado em conta a correção que é dada em cada lote baseada na taxa Selic.
Foram enviadas 41,5 milhões de declarações, mas nem todos serão restituídos. O maior número de contemplados até agora é do 4º lote da restituição do IRPF. Pelo menos 6.118.310 contribuintes receberão a quantia em forma de transferência ou via PIX no dia 31 de agosto. Eles dividirão o montante de R$ 7,5 bilhões.
Como consultar o 4º lote da restituição do IRPF?
A consulta ao 4º lote da restituição do IRPF fica disponível no dia 24 de agosto, sempre uma semana antes do pagamento. Dos 6,1 milhões de contemplados a grande maioria não faz parte do grupo de prioridade legal, mas são pessoas que deixaram para entregar a declaração próximo ao fim do prazo.
São eles:
- 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 86.427 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; e
- 219.288 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29/05/2023.
Para descobri se está em um desses grupos o contribuinte pode usar dois canais de consulta.
- Acesse o site da Receita Federal >> clique em “Imposto de Renda” >> Escolha “Consultar restituição” >> Informar CPF e data de nascimento;
- Acesse o App Meu Imposto de Renda >> faça login >> escolha “Consultar restituição” >> Informe o ano de envio do documento.