4º lote da RESTITUIÇÃO do IRPF tem valores divulgados; consulte agora pelo CPF

Chamou atenção o valor e o número de contemplados no 4º lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Este é o penúltimo pagamento dos cinco lotes que foram prometidos para este ano. Os últimos contribuintes deverão ser contemplados, e quem não foi incluso deve se preocupar com a malha fina. 

4º lote da RESTITUIÇÃO do IRPF tem valores divulgados; consulte agora pelo CPF
4º lote da RESTITUIÇÃO do IRPF tem valores divulgados; consulte agora pelo CPF (Imagem: FDR)

A partir das 10h da próxima quinta-feira, 24 de agosto, fica disponível a consulta ao 4º lote da restituição do IRPF. Quem ainda não foi contemplado pela declaração deste ano pode conferir se finalmente será restituído. O valor a ser pago depende do patrimônio declarado, e das deduções que foram inclusas no documento. A Receita Federal é quem processa esse valores.

Ao enviar a declaração o contribuinte já recebeu a mensagem informando se seria restituído, e uma aproximação do quanto poderia ser pago. Mas, considerando a apuração mais completa é que a Receita chega ao valor final. Também deve ser levado em conta a correção que é dada em cada lote baseada na taxa Selic.

Foram enviadas 41,5 milhões de declarações, mas nem todos serão restituídos. O maior número de contemplados até agora é do 4º lote da restituição do IRPF. Pelo menos 6.118.310 contribuintes receberão a quantia em forma de transferência ou via PIX no dia 31 de agosto. Eles dividirão o montante de R$ 7,5 bilhões. 

Como consultar o 4º lote da restituição do IRPF?

A consulta ao 4º lote da restituição do IRPF fica disponível no dia 24 de agosto, sempre uma semana antes do pagamento. Dos 6,1 milhões de contemplados a grande maioria não faz parte do grupo de prioridade legal, mas são pessoas que deixaram para entregar a declaração próximo ao fim do prazo.

São eles:

  • 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 86.427 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
  • 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; e
  • 219.288 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
  • 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29/05/2023.

Para descobri se está em um desses grupos o contribuinte pode usar dois canais de consulta.

  • Acesse o site da Receita Federal >> clique em “Imposto de Renda” >> Escolha “Consultar restituição” >> Informar CPF e data de nascimento;
  • Acesse o App Meu Imposto de Renda >> faça login >> escolha “Consultar restituição” >> Informe o ano de envio do documento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com