Estudantes já podem consultar o resultado da lista de espera do Prouni 2023, essa é a última chance de conquistar uma vaga através do programa nesse ano. Pré-selecionados devem fazer a próxima etapa para garantir a vaga. Confira qual é ela!
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nessa sexta-feira, 18, o resultado da lista de espera do PROUNI 2023. Nesta segunda edição o Prouni ofereceu ao todo 276.566 bolsas, sendo 215.530 integrais e 61.036 parciais (50%).
A lista de espera é a última forma de você continuar concorrendo a uma vaga através do Programa Universidade Para Todos ainda em 2023.
Lista de espera Prouni
Você pode conferir se foi pré-selecionado através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Prouni).
Após isso, caso tenha sido selecionado, precisa começar a se organizar para a etapa de comprovação de informações, que acontece de 21 a 28 de agosto.
Nessa etapa os estudantes precisam entregar documentos que provem que as informações prestadas ao sistema durante a inscrição são verdadeiras.
É bom começar a reunir os documentos, pois, são muitos; além disso, alguns documentos precisam ser entregues de todos os membros do grupo familiar.
Para comprovar as informações você vai precisar de:
- Qual documentação devo levar à instituição caso seja aprovado?
- Documentos de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar
- Comprovante de pagamento de pensão alimentícia
- Comprovantes de residência
- Comprovantes de ensino médio
- Comprovantes de rendimentos
- Comprovante de professor da educação básica, quando for o caso
Além deles, também é necessário entregar documento de separação, divórcio ou óbito dos pais; e o comprovante de deficiência, quando for o caso. Saiba mais sobre a lista completa de documentos aceitos em cada categoria.
É importante lembrar que a bolsa de estudos só estará garantida após a comprovação das informações.
Sobre o Prouni
O programa foi criado em 2004 para oferecer bolsas de estudo (integrais e parciais) para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas.
São duas seleções ao ano, ambas utilizam a nota do ENEM. Pessoas que já possui nível superior não podem concorrer.