Instabilidade no Caixa Tem? Descubra como melhorar o funcionamento do app

Pontos-chave
  • O Caixa Tem desempenha um papel fundamental na viabilização de benefícios;
  • A vantagem do Caixa Tem consiste na possibilidade de o usuário ter acesso a mais de 10 funcionalidades diferentes sem precisar pagar por nenhuma taxa;
  • A nova versão do Caixa Tem (1.78), está disponível para celulares Android e iOS.

O aplicativo Caixa Tem oferece uma abordagem simplificada para que os cidadãos acessem seus benefícios sociais, além de prover uma série de serviços bancários, como transferências e saques. A atualização cadastral no aplicativo é uma etapa vital para manter a acessibilidade à conta.

Instabilidade no Caixa Tem? Descubra como melhorar o funcionamento do app
Instabilidade no Caixa Tem? Descubra como melhorar o funcionamento do app. (Imagem: FDR)

A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou o Caixa Tem em 2020 como uma conta digital de poupança social. Inicialmente, serviu para unificar os pagamentos do Auxílio Emergencial.

Devido à sua aceitação popular, a plataforma continuou em uso, sendo a principal via de acesso a diversos benefícios, numa colaboração entre o banco estatal e o Governo Federal.

Hoje, o Caixa Tem desempenha um papel fundamental na viabilização de benefícios como o Bolsa Família, Vale Gás, abono salarial, FGTS, seguro-desemprego e outros, por meio da parceria entre a Caixa Econômica e o Governo Federal.

Nos últimos dois anos, o Caixa Tem desempenhou um papel importante ao integrar à vida financeira milhares de brasileiros que antes estavam excluídos do sistema bancário convencional. Esse processo busca criar uma conta bancária para indivíduos que, por diferentes motivos, ainda não tinham adentrado esse âmbito.

Serviços e funcionalidades do Caixa Tem

A vantagem do Caixa Tem consiste na possibilidade de o usuário ter acesso a mais de 10 funcionalidades diferentes sem precisar pagar por nenhuma taxa de serviço. O único requisito é que se atentem aos limites de transações unitárias, diárias e mensais nos valores de R$ 600, R$ 1 mil e R$ 5 mil, respectivamente

Após recente atualização da plataforma, o cliente do Caixa Tem pode acessar as seguintes ferramentas e serviços:

  1. Atualização de cadastro; 
  2. Seguro Apoio Família;
  3. Informe de Rendimentos;
  4. Negociação de dívidas;
  5. Caixa Para Elas;
  6. Empréstimo;
  7. Cartão de crédito;
  8. Serviços Rapidex;
  9. Bolsa Família;
  10. Depósitos;
  11. Cartão de débito virtual;
  12. Transferências;
  13. Pix;
  14. Meu NIS;
  15. Extrato;
  16. Dicas financeiras;
  17. Consulta de comprovantes;
  18. Recarga de telefone;
  19. Pagar na lotérica;
  20. Pagar na maquininha;
  21. Pagamento de contas;
  22. Seguro-desemprego;
  23. Abono salarial;
  24. Habitação Caixa;
  25. Open Finance;
  26. Saque sem cartão. 

A nova versão do Caixa Tem (1.78), está disponível para celulares Android e iOS. Para checar a disponibilidade da atualização, basta o usuário acessar a loja de aplicativos do seu celular. 

Destacando que, a atualização não é obrigatória e versões anteriores do aplicativo — a menor versão funcional é a 1.75continuarão funcionando normalmente e com acesso a todos os serviços.

Apesar das vantagens e benefícios, eventualmente, o usuário pode enfrentar alguns problemas. No geral, o FDR mostrará a seguir, detalhes para solucionar os principais impasses. Confira!

COMO RECUPERAR A SENHA DO APLICATIVO CAIXA TEM? PASSO A PASSO PARA QUEM PERDEU A SENHA!

Principais erros ao entrar no Caixa Tem

Dicas para evitar instabilidades no Caixa Tem

  1. Baixe o aplicativo que possui o ícone da Caixa Econômica como órgão criador do App;
  2. Atualize o aplicativo;
  3. Verifique sua conexão com a internet;
  4. Não acesse sua conta em outro aparelho celular que não seja o seu. Sendo que para evitar fraudes o banco permite o cadastro de uma conta (um número de CPF) por número de celular e a utilização de até duas contas em um único dispositivo celular;
  5. Evite o acesso em horários de pico.

Solucionando problemas no Caixa Tem

Atualização do Caixa Tem

  1. Procure pelo app na sua área de trabalho e clique sobre o mesmo para iniciá-lo. Em seguida, clique no botão “Entrar no Caixa Tem”, digite o seu CPF e depois a sua senha;
  2. Após efetuar o login, você verá uma série de comandos na sua página inicial, como PIX e Cartões. Procure por “Atualize seu cadastro” e clique sobre esta opção. Depois, selecione os botões laranjas na parte inferior de cada bloco de texto e prossiga ao selecionar o botão “Entendi, vamos começar”;
  3. Digite o CEP da sua casa no local indicado e selecione o botão de lupa para carregar as informações. Em seguida, revise o endereço que irá aparecer, a fim de confirmar se os dados estão corretos; então, insira o número de sua casa. Depois, será necessário informar se você nasceu no Brasil e seu estado civil. Então, um texto vai aparecer, solicitando as suas informações de patrimônio; para continuar, selecione “Vamos lá”;
  4. Comunique a fonte de sua renda, o valor mensal, há quanto tempo você tem essa renda e o seu nível de escolaridade;
  5. Defina a sua profissão, destaque se tem algum patrimônio, informe o valor aproximado do seu patrimônio e confirme todas as suas informações;
  6. Envie as fotos do seu documento de identidade e uma selfie segurando este mesmo documento.

Caso o aplicativo demonstre algum erro durante o processo de atualização de cadastro e a tela fique completamente branca e congelada, é necessário fechar o app e começar de novo. Se o problema persistir, vá até a loja de aplicativos do seu celular e atualize o Caixa Tem.

Desbloqueio do aplicativo

Em determinados casos a Caixa Econômica pode bloquear uma conta do Caixa Tem como uma forma de medida de segurança, especialmente para evitar fraudes quando há suspeita. Mas não é preciso se preocupar, pois entre 24h e 48h o problema pode ser resolvido seguindo estes passos:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem (Android ou iOS)
  2. Acesse sua conta com seu CPF e senha
  3. Na tela inicial, encontre a opção “Liberar Acesso”. Possivelmente será a primeira a aparecer na lista.
  4. Você entrará em um chat com respostas automáticas
  5. Siga as orientações. Você vai enviar seus documentos pessoais para desbloquear o Caixa Tem.

Também existe a possibilidade de desbloquear o Caixa Tem pelo atendimento presencial na agência bancária, é só:

  1. Acessa o site Encontre a Caixa;
  2. No campo “Tipo de atendimento”, selecione “Agências”;
  3. Em “UF”, selecione o Estado que você mora;
  4. Marcar a cidade no campo seguinte;
  5. Clique em “Buscar” para encontrar a agência Caixa mais próxima.

Recuperação de senha

O acesso ao aplicativo Caixa Tem é feito com o CPF e uma senha numérica de seis dígitos. Em caso de perda da senha, é possível iniciar um processo para recuperação e criação de uma nova. Veja o passo a passo:

  1. Ao acessar o app do Caixa Tem (Android | iOS), clique em “Recuperar Senha”;
  2. Insira o CPF no campo indicado, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Continuar”;
  3. As instruções para a recuperação da senha serão enviadas para o endereço de e-mail cadastrado;
  4. Acesse o seu e-mail cadastrado, e clique em “Link para redefinir credenciais”;
  5. Siga as instruções solicitadas e crie uma nova senha. Ela deve ser numérica, com ao menos seis dígitos, e não pode ser igual ao CPF, possuir repetições ou ser a sua data de nascimento;
  6. Clique em “Continuar” para validar o processo e faça o login na plataforma com a nova senha.
Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
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