Em alguns dias mais de 37 milhões de pessoas finalmente terão acesso aos seus salários. Trata-se de aposentados e pensionistas que dependem do calendário INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de agosto. As transferências para contemplar todos os beneficiários deve durar pelo menos 10 dias.
A organização do calendário INSS é divulgada logo no início do ano, desta forma o cidadão consegue acompanhar quando acontecerá seu pagamento em cada mês. Para determinar a data de transferência o Ministério da Previdência Social, responsável pelo INSS, considera o número final do benefício recebido pelo aposentado ou pensionista.
Vale dizer que o número do benefício não é único por cidadão, mas exclusivo para cada tipo de pagamento. Por isso, quem recebe benefícios em conjunto, como pensão por morte e aposentadoria, podem ter acesso a cada salário em dias diferentes porque as suas numerações não serão iguais. O que na verdade é determinante neste caso é o último dígito da sequência numérica.
Na sequência de benefício 123456789-0, vale como final do benefício o 9 que antecede o hífen. É por isso encontrar essa numeração no cartão de saque, ou no aplicativo do Meu INSS, logo ao fazer login no sistema. O calendário INSS de agosto e dos demais meses é determinado então com referência nesta numeração. Além disso, separa dois grupos por limite no valor do pagamento.
Calendário INSS em agosto
O calendário INSS de agosto e as datas completas de 2023 podem ser consultadas a qualquer tempo pelo segurado. Basta acessar o Meu INSS e na opção “Extratos” escolher “Extrato de pagamentos”. Observe o final do seu benefício e também o valor recebido de salário.
Isso porque, na primeira semana recebem exclusivamente aqueles que têm aposentadoria, pensão ou outro auxílio equivalente ao piso do INSS, em 2023 de R$ 1.320. Somente na semana seguinte é que os cronogramas de quem recebe o piso e salário até o teto se cruzam.
A organização é feita da seguinte forma:
Benefícios até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de agosto;
- Final 2: 28 de agosto;
- Final 3: 29 de agosto;
- Final 4: 30 de agosto;
- Final 5: 31 de agosto;
- Final 6: 1º de setembro;
- Final 7: 4 de setembro;
- Final 8: 5 de setembro;
- Final 9: 6 de setembro;
- Final 0: 8 de setembro.
Benefícios acima de 1 salário mínimo:
- Final 1 e 6: 1º de setembro;
- Final 2 e 7: 4 de setembro;
- Final 3 e 8: 5 de setembro;
- Final 4 e 9: 6 de setembro;
- Final 5 e 0: 8 de setembro.