Diante da praticidade do PIX, pode acontecer de acabarmos fazendo uma transação errada. Mas o que é possível fazer em momentos como esse? Saiba aqui.
Muitos se perguntam o que fazer em casos de envios de PIX errados ou por engano. No entanto, existe maneiras de resolver a situação.
PIX efetuado por engano
Se você efetuou uma transação por engano, a dica é entrar em contato com o recebedor para solicitar que ele devolva o dinheiro.
É necessário identificar o destinatário e solicitar a devolução. Em algumas situações, é possível resolver a questão sem envolver as instituições financeiras ou a Justiça. Isso vai depender da abertura do recebedor para resolver o caso.
Posso cancelar um PIX?
Não. O usuário consegue alterar o valor da transação ou cancela-la somente antes da confirmação do pagamento. Como se trata de uma operação instantânea, não existe um mecanismo que permita com que a transação seja cancelada após ela ser completada.
Consigo recuperar o valor após o envio?
Dentro do aplicativo das instituições financeiras, o usuário que efetuou, não consegue reverter a transação. No entanto, existem alguns casos específicos que isto pode acontecer.
Quando o PIX pode ser contestado?
Existem situações em que a transação pode ser contestada:
- Quando existe suspeita de golpe ou fraude
- Quando são detectadas falhas no sistema do banco
Para casos como este, o Banco Central tem o MED (Mecanismo Especial de Devolução), ferramenta que todas as instituições que participam do PIX tem acesso.
Através deste mecanismo, pessoas que sofreram um golpe, por exemplo, podem pedir o ressarcimento do valor. O valor é devolvido em até 80 dias após a operação.
É necessário fazer um boletim de ocorrência para acionar o MED e contatar o banco através de algum canal de atendimento. Após isso, o banco vai analisar o caso.
Posso cancelar o PIX Agendado?
Neste caso, o cancelamento pode ser feito de forma bastante fácil. No aplicativo do seu banco, basta cancelar o agendamento ou reprogramar o dia do pagamento.