O programa Desenrola Brasil surgiu como uma esperança para os cidadãos brasileiros que buscam alívio de suas obrigações financeiras. No entanto, a empolgação em torno desse programa também trouxe à tona uma realidade preocupante envolvendo golpes aplicados contra os cidadãos interessados em participar.
De acordo com o InfoMoney, uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) detectou 1.048 fraudes relacionadas ao programa entre os dias 19 e 21 de julho, todas originárias das redes sociais.
O estudo foi conduzido através da análise da biblioteca de anúncios da Meta, onde estão armazenadas as peças publicitárias impulsionadas nas plataformas sociais da empresa, como Facebook, Instagram e Messenger.
Golpes no Desenrola Brasil
Esses anúncios fraudulentos, conforme destaca o relatório “A Publicidade a Favor do Endividamento”, causam prejuízos significativos àqueles que podem se beneficiar do programa Desenrola Brasil. Isso se deve, em grande parte, ao uso indevido da imagem do Governo Federal e do Serasa, que é utilizado para conquistar a confiança do público-alvo.
A empresa Meta, em resposta ao InfoMoney, afirmou seu compromisso em combater atividades fraudulentas em suas plataformas. Segundo eles, anúncios enganosos relacionados ao programa Desenrola Brasil têm sido prontamente removidos por meio de tecnologias de detecção, denúncias de usuários e revisão humana.
No entanto, especialistas em pesquisa alertam que a autorregulação das plataformas pode não ser suficiente para conter a disseminação desses golpes. Eles apontam para a urgência de uma regulamentação que promova transparência e responsabilidade nas plataformas digitais, em consonância com o Código de Defesa do Consumidor.
Como não cair em golpes
Existem algumas atitudes que podem prevenir você de ser uma das vítimas desse tipo de golpe, como:
- Não clique em links suspeitos.
- Desconfie de mensagens por e-mail, SMS ou WhatsApp.
- Em caso de dúvida, evite clicar em links e não compartilhe informações pessoais.
- Sempre acesse o site oficial da instituição financeira.
- Recuse ofertas de renegociação fora das plataformas oficiais dos bancos.
A lição é clara: ao buscar a oportunidade de aliviar dívidas, a vigilância é a melhor defesa contra aqueles que buscam explorar a esperança e a necessidade dos outros.