O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais programas cedidos aos trabalhadores formais do país. Porém, agora é possível que os valores do benefício sejam ampliados após um pedido de revisão. Veja agora como você pode fazer e ter o seu valor ampliado.
O FGTS é apenas um dos muitos benefícios cedidos aos trabalhadores que exercem a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT e com a sua carteira de trabalho assinada. O intuito do programa é garantir uma renda ao cidadão em momentos de dificuldade, como uma demissão sem justa causa.
Mensalmente, uma parcela do seu salário é depositado neste Fundo de Garantia. Para realizar o saque do valor, somente em alguns momentos específicos é permitido. Normalmente, são duas formas clássicas de saque, também conhecidas como saque aniversário e saque rescisão.
No modelo de saque rescisão, o cidadão poderá realizar o saque parcial do saldo em conta em momentos como de uma demissão sem justa causa. O cidadão tem o direito de reaver este valor quando isto acontecer. No caso do saque aniversário, implementado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, é diferente.
No saque aniversário, o cidadão pode realizar o saque parcial do saldo em conta no mês do seu aniversário. Porém, é essencial que caso você altere a modalidade de saque, saiba que o tempo de espera para retornar ao modelo antigo é de dois anos. Porém, veja agora como você pode ter um aumento no valor do FGTS.
FGTS: veja como aumentar o seu valor em conta
A maioria dos trabalhadores conhecem o FGTS, mas não sabem que o valor em sua conta sofre um reajuste anual levando em conta as taxas de juros do país. Normalmente, o valor ajustado não aumenta muito; porém, é um aumento. Esta é a conhecida Taxa Referencial (TR), que realiza esta dinâmica anualmente.
Porém, muitos brasileiros que sabem da taxa estão percebendo que ela não está sendo ajustada levando em conta os atuais números de juros utilizados no país, fazendo com que a revisão seja abaixo da correta. Para solicitar uma revisão do valor do FGTS, é sugerido que você entre em contato com a Justiça do trabalho.