Real Digital deve estar disponível para brasileiros a partir do próximo ano, segundo o Banco Central. O nome DREX foi divulgado pelo BC nessa semana e acabou virando motivo de piada pela proximidade com outra palavra. Entenda de onde veio esse nome e porque ele virou piada.
O Banco Central do Brasil divulgou o nome do Real Digital na última segunda-feira, 7. O DREX, como será chamado, terá cotação semelhante à cédula do Real físico e deve ser utilizado para transações virtuais.
No entanto, o nome não agradou a todo mundo e acabou até mesmo virando piada entre um grupo.
Drex vira piada
O nome não foi escolhido pelo Banco Central por acaso, a combinação de letras traz um significado para a palavra.
“Na marca, desenvolvida pelo BC, a combinação de letras forma uma palavra com sonoridade forte e moderna: “d” e “r” fazem alusão ao Real Digital; o “e” vem de eletrônico e o “x” passa a ideia de modernidade e de conexão, do uso de tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Tecnology – DLT), tecnologia adotada para o Drex, dando continuidade à família de soluções do BC iniciada com o Pix”, explicou o Banco Central.
Enquanto para o BC o significado é esse, para a comunidade judaica do Brasil a palavra relembra outra da língua iídiche, que por sinal não tem o significado muito agradável.
Isso porque, a pronúncia de DREX, “dreks”, em iídiche é o plural de “drek”, que significa “merda”. Isso mesmo, em iídiche a forma como falamos o nome do nosso Real Digital lembra a palavra “merda”.
Já em alemão “dreck”, palavra que também pode ser associada à forma de falar DREX, significa lixo.
É importante lembrar que tanto a palavra em iídiche quanto em alemão se aproxima apenas do nome falado da nova moeda e não da forma escrita em si.
Quando o Real Digital estará disponível?
A nova moeda deve impactar a vida dos brasileiros. Ela está sendo desenvolvida há algum tempo, em 2022, por exemplo, o BC realizou uma análise detalhada de potenciais casos de uso do Drex.
Em março desse foi iniciado o período de teste da plataforma-piloto que vai cuidar da operação dessa moeda.
A expectativa é de que o DREX esteja disponível para os brasileiros a partir do fim de 2024.