ENEM 2023: Confira possíveis temas da redação desse ano

A preparação para o ENEM 2023 está a todo o vapor para estudantes de todo o país. Uma das provas mais temidas é a de redação. Afinal, a nota dela é importantíssima nas seleções para cursos de nível superior. Confira possíveis temas e dicas para mandar bem na sua produção.

ENEM 2023: Confira possíveis temas da redação desse ano
ENEM 2023: Confira possíveis temas da redação desse ano (Imagem: FDR)

As provas do ENEM 2023 serão aplicadas em novembro desse ano em todo o Brasil. Ao todo, 3,9 milhões estudantes farão o exame, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio sempre deixa os participantes preocupados. Afinal, enquanto os assuntos cobrados são nas questões já são conhecidos, o tema da redação é descoberto apenas na hora da prova.

Possíveis temas para a redação do ENEM 2023

Antes de tudo é importante lembrar de uma coisa: a redação do exame é sempre sobre atualidades. No entanto, isso não significa que um fato que aconteceu em 2023 será abordado, é exatamente isso que confunde muitos estudantes.

Quando falamos em atualidades estamos nos referindo a um fato que tem impacto atualmente. Por exemplo, a luta feminina por direitos iguais que acontece desde o século 20 e ainda é sentida na luta por igualdade salarial entre homens e mulheres.

Sabendo disso, veja a lista de possíveis temas de acordo com o Brasil Escola:

Dicas de redação para o ENEM

Como a redação é sobre atualidades, nossa primeira dica é que você se mantenha atualizado; o que significa sim assistir a noticiários e ler jornais. Isso inclui também conhecer melhor determinado tema ao longo do tempo.

Por exemplo: no tema “Importância do voto no exercício da democracia” é importante conhecer o processo que nos trouxe até o voto obrigatório.

Treine, você só vai conseguir produzir um bom texto se treinar bastante a estrutura sobrada no exame.

Conheça a forma de correção da prova, ela leva em consideração 5 competências e você precisa dominar bem todas elas.

Faça simulados, de novo, ‘a prática leva à perfeição’. Já fez o exame antes? Então, acesse o espelho da sua redação, lá você vai conseguir entender melhor o que precisa ser melhorado.

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile