A preparação para o ENEM 2023 está a todo o vapor para estudantes de todo o país. Uma das provas mais temidas é a de redação. Afinal, a nota dela é importantíssima nas seleções para cursos de nível superior. Confira possíveis temas e dicas para mandar bem na sua produção.
As provas do ENEM 2023 serão aplicadas em novembro desse ano em todo o Brasil. Ao todo, 3,9 milhões estudantes farão o exame, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio sempre deixa os participantes preocupados. Afinal, enquanto os assuntos cobrados são nas questões já são conhecidos, o tema da redação é descoberto apenas na hora da prova.
Possíveis temas para a redação do ENEM 2023
Antes de tudo é importante lembrar de uma coisa: a redação do exame é sempre sobre atualidades. No entanto, isso não significa que um fato que aconteceu em 2023 será abordado, é exatamente isso que confunde muitos estudantes.
Quando falamos em atualidades estamos nos referindo a um fato que tem impacto atualmente. Por exemplo, a luta feminina por direitos iguais que acontece desde o século 20 e ainda é sentida na luta por igualdade salarial entre homens e mulheres.
Sabendo disso, veja a lista de possíveis temas de acordo com o Brasil Escola:
- Impactos da pandemia na educação
- Violência doméstica contra crianças
- Importância do voto no exercício da democracia
- Crescimento econômico pós-pandemia
- Valorização do trabalho docente
- Educação alimentar e seus desafios na contemporaneidade brasileira
- Sub-representação feminina na política
- Turismo sustentável
- Desafios da saúde pública frente à queda de vacinação infantil
Dicas de redação para o ENEM
Como a redação é sobre atualidades, nossa primeira dica é que você se mantenha atualizado; o que significa sim assistir a noticiários e ler jornais. Isso inclui também conhecer melhor determinado tema ao longo do tempo.
Por exemplo: no tema “Importância do voto no exercício da democracia” é importante conhecer o processo que nos trouxe até o voto obrigatório.
Treine, você só vai conseguir produzir um bom texto se treinar bastante a estrutura sobrada no exame.
Conheça a forma de correção da prova, ela leva em consideração 5 competências e você precisa dominar bem todas elas.
Faça simulados, de novo, ‘a prática leva à perfeição’. Já fez o exame antes? Então, acesse o espelho da sua redação, lá você vai conseguir entender melhor o que precisa ser melhorado.