A Receita Federal já efetuou o pagamento de três lotes de restituição do Imposto de Renda 2023. Faltando apenas mais dois lotes para serem pagos, alguns contribuintes se preocupam com a possiblidade de ter caído na malha fina. Se este é o seu caso, entenda melhor e saiba como resolver esta questão.
A malha fina impede que a restituição seja paga. Uma das principais razões que fazem com que a declaração caia na malha fina são informações erradas. Se esse for o problema é fácil de resolver pelo contribuinte.
Malha fina do Imposto de Renda! Como resolver
Será preciso acessar o programa da declaração do Imposto de Renda e fazer a correção dos dados incorretos. Os erros serão indicados pela própria Receita.
No entanto, caso todas as informações estejam corretas e mesmo assim a declaração esteja retida, o contribuinte deverá ir até um posto de atendimento da Receita Federal. Não esquece de levar todos os comprovantes usados na declaração.
Digitar valores errados é uma falha constante principalmente com as casas decimais. Um zero a mais ou a menos pode trazer grandes problemas.
Não inserir na declaração os valores exatos dos informes de rendimento fornecidos pelo empregador, INSS etc. Também pode levar o contribuinte à malha fina. O sistema da Receita realiza um cruzamento dos dados frequente.
Quarto lote de restituição
O próximo lote é o quarto e será pago no próximo dia 31. As consultas começam no dia 24 de agosto.
Como consultar a restituição do IR
Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”.
Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.
Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.
Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores de maneira simples através do Portal BB, acessando esse link.
Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
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