IRPF 2023: Não recebi a restituição, será que caí na MALHA FINA?

A Receita Federal já efetuou o pagamento de três lotes de restituição do Imposto de Renda 2023. Faltando apenas mais dois lotes para serem pagos, alguns contribuintes se preocupam com a possiblidade de ter caído na malha fina. Se este é o seu caso, entenda melhor e saiba como resolver esta questão.

IRPF 2023: Não recebi a restituição, será que caí na MALHA FINA?
IRPF 2023: Não recebi a restituição, será que caí na MALHA FINA?
(Imagem: FDR)

A malha fina impede que a restituição seja paga. Uma das principais razões que fazem com que a declaração caia na malha fina são informações erradas. Se esse for o problema é fácil de resolver pelo contribuinte.

Malha fina do Imposto de Renda! Como resolver

Será preciso acessar o programa da declaração do Imposto de Renda e fazer a correção dos dados incorretos. Os erros serão indicados pela própria Receita.

No entanto, caso todas as informações estejam corretas e mesmo assim a declaração esteja retida, o contribuinte deverá ir até um posto de atendimento da Receita Federal. Não esquece de levar todos os comprovantes usados na declaração.

Digitar valores errados é uma falha constante principalmente com as casas decimais. Um zero a mais ou a menos pode trazer grandes problemas.

Não inserir na declaração os valores exatos dos informes de rendimento fornecidos pelo empregador, INSS etc. Também pode levar o contribuinte à malha fina. O sistema da Receita realiza um cruzamento dos dados frequente.

Quarto lote de restituição 

O próximo lote é o quarto e será pago no próximo dia 31. As consultas começam no dia 24 de agosto. 

Como consultar a restituição do IR

Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. 

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores de maneira simples através do Portal BB, acessando esse link.

Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.