SERASA faz importante ALERTA e você precisa conferir

A Serasa é muito conhecida pelos brasileiros e muitas vezes associada a coisas ruins, como dívidas e nome sujo. No entanto, a empresa também tem o objetivo de ajudar as pessoas e fez um alerta importante para todos. Veja.

SERASA faz importante ALERTA e você precisa conferir
SERASA faz importante ALERTA e você precisa conferir (Imagem: FDR)

A empresa está alertando os brasileiros sobre um golpe aplicado através do email e que envolve o CPF das pessoas.

Serasa alerta para golpe envolvendo o CPF

Criminosos estão enviando mensagens por email que prometem regularizar o nome da pessoa em agências de proteção ao crédito, como a Serasa por exemplo. O mesmo golpe também circula nas redes sociais.

Geralmente, o conteúdo da mensagem traz supostas oportunidades únicas de renegociação das dívidas. Isto faz com que as pessoas fiquem interessadas e acabem caindo no golpe.

Segundo a Serasa, pode ser que o email venha com boleto anexado com uma data de vencimento próxima. É prometido que após o pagamento, a pessoa ficará livre de suas dívidas. Mas, isso não passa de um golpe para roubar dinheiro. Após o pagamento, a pessoa segue endividada.

Por conta disso, sempre fique atento quando receber mensagens em seu email que falam sobre notificações ou verificação de pendências financeiras. Fora o boleto, estes e-mails também podem conter arquivos anexados ou links que direcionem para um endereço suspeito.

A maneira segura de verificar se você está com pendências em seu CPF é através do site da Serasa.

Como me protejo deste tipo de golpe?

Para te ajudar a se proteger de golpes deste tipo, veja algumas dicas preparadas pela Serasa:

Sempre veja o remetente do email 

Antes mesmo de abrir a mensagem, confira quem é o remetente dela. Caso seja um remetente desconhecido ou esquisito, com letras e números misturados, a recomendação da Serasa é não abrir. Fora o golpe financeiro, o e-mail também pode conter vírus.

Sempre desconfie de ganhos fáceis e rápidos, sem esforço

Sempre tenha em mente o ditado “quando a esmola é grande, o santo desconfia”. Sempre fique atento a promessas de ganhos milagrosos, brindes, ofertas imperdíveis e oportunidades únicas. 

Fique de olho, especialmente, se o endereço do remetente não tiver o nome da empresa e quando tiver o nome da empresa tome cuidado com grafias muito parecidas, mas não oficiais.

Solicitações de dados pessoais 

Ao receber emails deste tipo, a Serasa recomenda nunca passar qualquer dado sem antes confirmar, por telefone ou pessoalmente, com o remetente, seja ele alguém da família, uma empresa ou banco.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile