Saque Aniversário do FGTS: Quem pode realizar? Até quando fica disponível?

A modalidade de saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma versão que permite o uso do dinheiro em diversas situações. O grande diferencial é justamente dar ao trabalhador a chance de usar a quantia em uma emergência. Mas as regras são determinantes para liberar a parcela. 

Saque Aniversário do FGTS: Quem pode realizar? Até quando fica disponível?
Saque Aniversário do FGTS: Quem pode realizar? Até quando fica disponível? (Imagem: FDR)

O saque aniversário do FGTS foi criado em 2019, no primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ideia na época foi estimular a movimentação da economia, dando ao trabalhador uma parcela de dinheiro que é usa por direito, mas que só pode ser recebida em situações esporádicas. Como na demissão sem justa causa, aposentadoria, financiamento imobiliário, e outros.

Para aqueles que não estão perto de serem demitidos, o saque-aniversário se tornou uma alternativa para conseguir movimentar o dinheiro que ficaria guardado no banco. O atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho, no entanto, já disse inúmeras vezes que não concorda com essa modalidade devido as regras que ela impõe. Como o bloqueio do saldo em caso de demissão. 

Quem pode pedir o saque aniversário do FGTS?

Existem algumas condições importantes que determinam quem pode pedir o saque aniversário do FGTS. Vale a pena estar atento a essas regras para não se confundir e fazer valer a pena o seu direito.

A Caixa Econômica aceita o pedido de transição do saque-rescisão para o saque-aniversário dos seguintes trabalhadores:

O pedido é feito via online, no aplicativo do FGTS ao concordar que seja feita a troca de modalidades de saque. Da rescisão para o aniversário, concordando com os termos que dão direito ao benefício.

Até quando o saque aniversário do FGTS fica disponível?

Um ponto muito importante sobre o pedido pelo saque aniversário do FGTS é o prazo para fazer a solicitação. O Ministério do Trabalho trabalha para que essa modalidade receba mudanças, estimulando os trabalhadores a optarem pela versão de saque-rescisão.

No entanto, por enquanto esse público ainda tem direito de fazer o pedido de troca da modalidade atual para o saque aniversário. O prazo estipulado por lei é de:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile