Neste final de semana mais de dois mil segurados terão a chance de participar do mutirão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A ação será voltada a avaliações sociais e à perícia médica, abrangendo seis cidades em cinco estados diferentes.
O mutirão do INSS ofertará exatamente 2.412 vagas a partir de iniciativas adotadas pelo instituto com o propósito de agilizar a análise de benefícios como o auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pago exclusivamente a pessoas com deficiência (PCD).
A ação será realizada nas seguintes localidades:
- Duque de Caxias na Baixada Fluminense (RJ);
- Macaé (RJ);
- Teresina (PI);
- Iguatu (CE);
- Campina Grande (PB);
- Distrito Federal (DF).
Vale destacar que, no Distrito Federal, o mutirão do INSS disponibilizará 1.218 vagas em quatro localidades. Os atendimentos ocorrerão nas agências da Previdência Social das cidades de:
- Taguatinga – 336 vagas;
- Sobradinho – 168 vagas;
- Luziânia – 84 vagas;
- Posto Na Hora da Asa Sul – 630 vagas.
As ações contarão com o apoio de 29 assistentes sociais, 14 médicos e 31 servidores administrativos. Lembrando que esses mutirões já eram realizados por todo o país antes mesmo da vigência do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social desde o mês de julho.
De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, esta é mais uma iniciativa com o propósito de reduzir as filas de espera pela apreciação dos benefícios, assegurando mais agilidade nos serviços oferecidos à população.
“Esse mutirão BPC nasce a partir da iniciativa do ministro da Previdência, Carlos Lupi, e ocorre em sua primeira edição na Gerência Executiva do Distrito Federal, onde será realizado de forma mais ampla, pois estarão abertas e participando efetivamente quatro agências […], onde teremos a maior concentração de profissionais, o Na Hora Perícia Médica, espaço cedido pelo governo do Distrito Federal para a atividade no final de semana”, complementa Lucindo Ribeiro da Silva Filho, superintendente regional Norte/Centro-Oeste do INSS.
Detalhes do mutirão do INSS em cada localidade
Baixada Fluminense e Macaé
No Rio de Janeiro, duas ações vão ocorrer: uma será na Agência da Previdência Social (APS) no bairro Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias, e outra em Macaé, que vai realizar 150 avaliações sociais, das 7h às 16h.
Na Baixada Fluminense, serão disponibilizadas 130 vagas para realização de exame médico pericial e avaliação social. Sete médicos peritos e nove assistentes sociais vão participar dos atendimentos, que também vão das 7h às 16h.
Campina Grande
Na Paraíba, o atendimento será na Agência da Previdência Social Campina Grande – Dinamérica. Foram disponibilizadas 154 vagas para avaliação social e 180 para perícia médica, no horário das 7h às 15h. Participam da ação 11 assistentes sociais do instituto e cinco médicos peritos.
Ceará
Com três agências envolvidas na ação, o Ceará distribuirá os 350 atendimentos da seguinte forma: duas APS farão avaliação social e uma ficará com perícia médica. Na capital, no bairro do Centro, será ofertado o serviço de avaliação social de Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência, com cerca de 100 vagas.
O mesmo serviço, também com aproximadamente 100 vagas, será ofertado em Sobral, na Zona Norte do estado, para adiantar o atendimento a quem estava agendado para os próximos meses. Na Região Centro-Sul do Ceará, serão 150 vagas para perícia médica do benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença.
Teresina
O mutirão no Piauí terá 410 vagas, sendo 35 para BPC e 375 visando perícia médica. Nessa ação serão realizados atendimentos de avaliação de requerimentos de benefícios por incapacidade.
Ao contrário dos demais mutirões, em Teresina, os agendamentos também estão sendo feitos por meio de busca ativa, além da central 135 e aplicativo ou site Meu INSS.