O calendário de pagamentos de julho mal acabou e a programação de salário dos segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o próximo mês já foi lançada. A ideia é que o cronograma de agosto tenha início a partir do dia 25, e como de costume, vai durar até os primeiros dias do mês seguinte.
Segundo o Ministério da Previdência Social, atualmente existem 37 milhões de pessoas recebendo algum tipo de benefício vindo do INSS. Seja aposentadoria, pensão ou auxílio pago de forma temporária (ex.: salário maternidade, auxílio doença ou reclusão). Os valores variam do mínimo que é de R$ 1.320 para o máximo que pode ser recebido chegando a R$ 7.507,49.
O cronograma do mês de julho está marcado para terminar na próxima segunda-feira, 7 de agosto. Todos os meses acontece do salário da folha anterior cair no mês seguinte, devido a forma de organização da Previdência Social. Na última semana do mês dão início ao calendário aqueles que recebem salário equivalente ao piso e que têm benefício com final do 1 ao 5.
A cada dia útil um novo grupo recebe também com base no Número do Benefício (NB), válido para o dígito que antecede o hífen. Por exemplo, se a sequência numérica da aposentadoria é 123456789-0, o aposentado deve usar como referência para o saque do seu benefício o 9. Essa numeração pode ser encontrada no cartão magnético ou no aplicativo do Meu INSS.
Calendário de pagamentos INSS em agosto
Para descobrir exatamente quando vai receber o pagamento do INSS em agosto, basta procurar por “Extrato de pagamentos” no aplicativo ou site. Ao selecionar no filtro o mês de agosto será informado o dia exato em que o dinheiro vai cair na conta, além da quantia que será paga ao aposentado ou pensionista.
Para quem ganha até 1 salário mínimo (piso)
- Final 1: 25 de agosto;
- Final 2: 28 de agosto;
- Final 3: 29 de agosto;
- Final 4: 30 de agosto;
- Final 5: 31 de agosto;
- Final 6: 1º de setembro;
- Final 7: 4 de setembro;
- Final 8: 5 de setembro;
- Final 9: 6 de setembro;
- Final 0: 8 de setembro.
Para quem ganha acima de 1 salário mínimo:
- Final 1 e 6: 1º de setembro;
- Final 2 e 7: 4 de setembro;
- Final 3 e 8: 5 de setembro;
- Final 4 e 9: 6 de setembro;
- Final 5 e 0: 8 de setembro.