ATENÇÃO: Governo confirma GRANDE mudança no FGTS para 2023; veja como isso vai te afetar

De acordo com informações repassadas pelo governo federal, o lançamento do sistema FGTS Digital já tem data para acontecer. A ideia é que esse novo projeto consiga beneficiar, principalmente, os empregadores que precisam lidar com o preenchimento e informações sobre o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

FGTS Digital vai começar em breve; descubra o que vai mudar
FGTS Digital vai começar em breve; descubra o que vai mudar (Imagem: FDR)

O novo sistema digital que tem como objetivo ajudar os empregadores a gerenciarem os processos relacionados ao recolhimento do Fundo de Garantia, deve ser lançado em janeiro de 2024. Antes do início oficial do FGTS Digital no próximo ano, o cronograma prevê uma etapa de testes com simulações. Dessa forma, as empresas poderão se adaptar aos novos processos. 

São obrigados a recolher o Fundo de Garantia todos os empregadores que possuem funcionários com carteira de trabalho assinada. Vale, inclusive, para os contratados de forma temporária, e para o Jovem Aprendiz que ao invés de 8% do valor do FGTS recebem o depósito de 2% todos os meses em suas contas. É uma obrigação da empresa alimentar a conta mensalmente para o trabalhador.

Segundo as ordens do governo federal, todos aqueles que têm funcionários registrados e que obrigatoriamente recolhem o Fundo de Garantia, deverão participar das simulações do FGTS Digital. A previsão de início das adaptações é 16 de agosto e de término 3 de novembro deste ano.

Como vai funcionar o FGTS Digital?

Vale deixar claro que para os trabalhadores nada muda. Como o recolhimento e contribuição mensal para o Fundo de Garantia é uma obrigação do empregador, são as empresas que sentirão as mudanças. O FGTS Digital nada mais é do que uma atualização do sistema para cumprir com o recolhimento e pagamento das guias.

Pode-se dizer que é uma solução tecnológica que busca facilitar o cumprimento dessa obrigação pelos empregadores e assegurar que os valores devidos aos trabalhadores sejam efetivamente depositados em suas contas vinculadas”, diz o governo em seu comunicado.

Objetivos do FGTS Digital

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile