Empréstimo consignado poderá ter a COBRANÇA suspensa

A solicitação do empréstimo consignado é mais fácil para quem é aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, o pagamento dessas parcelas pode, em algum momento, se tornar inviável. Com isso, pode haver a possibilidade de suspensão das cobranças.

Empréstimo consignado poderá ter a COBRANÇA suspensa
Empréstimo consignado poderá ter a COBRANÇA suspensa. (Imagem: FDR)

O Deputado Pompeo de Mattos desenvolveu uma estratégia para suspender temporariamente os empréstimos consignados. A ideia é suspenser por 180 dias e a ação é destinada aos beneficiários do INSS.

Isso veio diante da crise econômica causada durante e pós pandemia de Covid-19. Contudo, essa medida visa mitigar os impactos financeiros enfrentados por essas pessoas.

Projeto de lei para suspender o empréstimo consignado do INSS

Projeto de Lei n.° 3327 de 2023, proposto pelo Deputado Pompeo de Mattos, busca assegurar a suspensão dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. Além disso, essa iniciativa tem como objetivo proporcionar um alívio financeiro a essas pessoas, especialmente diante das dificuldades financeiras enfrentadas.

Todavia, com os gastos e muitos beneficiários do INSS se tornando a principal fonte de renda para suas famílias, sem receber auxílio do governo, foram desenvolvidas estratégias para reequilibrar as finanças.

justificativa do Deputado é que a suspensão dos pagamentos dos empréstimos consignados por 180 dias, neste período pós-pandemia, proporcionaria um alívio financeiro para aqueles que contraíram empréstimos, permitindo que eles se reestruturem financeiramente e se recuperem dos impactos causados pela crise.

Muitos idosos enfrentam dificuldades para encontrar emprego ou gerar renda adicional devido à idade avançada e às limitações físicas. Portanto, a suspensão temporária dos pagamentos dos consignados seria uma forma de amparar também essa parcela da população. Isso permitirá que eles reconstruam suas finanças.

Como funciona o empréstimo consignado?

Em 2023, os beneficiários do INSS podem utilizar até 35% do seu salário para quitar empréstimos consignados. Portanto, neste ano, houve uma redução na taxa de juros. Ele passou de 2,14% para 1,97% para esse tipo de empréstimo. As parcelas são descontadas diretamente da conta do contratante.