Governo vai antecipar abono de 2022 do PIS/PASEP? Entenda como vai funcionar

Com o fim do calendário do abono salarial de 2023 em que trabalhadores que atuaram em 2021 foram contemplados, o próximo passo é aguardar o pagamento seguinte. As dúvidas agora são sobre a possibilidade de antecipação do abono do PIS/PASEP para o ano-base de 2022.

Governo vai antecipar abono de 2022 do PIS/ PASEP? Entenda como vai funcionar
Governo vai antecipar abono de 2022 do PIS/ PASEP? Entenda como vai funcionar (Imagem: FDR)

O pagamento do abono salarial do PIS/PASEP de 2023 finalizou em julho, foram pelo menos 23,9 milhões de pessoas contempladas. Entre servidores públicos e trabalhadores da rede privada. O benefício pagou no máximo um salário mínimo, total de R$ 1.320 para quem trabalhou pelos 12 meses do ano de 2021 que é o ano-base. A quantia foi paga pela Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Em 2020 o governo federal trocou a ordem de pagamento do abono salarial. Até aquele ano o depósito era feito para quem havia trabalhado e cumprido com todas as regras no ano anterior. Mas, o pagamento do abono não aconteceu em 2020 devido a necessidade de usar os recursos para manter empregos na pandemia. Com isso, quem trabalhou em 2019 ficou sem receber o benefício.

O PIS/PASEP do ano-base 2019 foi pago em 2021, e desde então foi criada uma nova regra, a de que as transferências dos valores acontecem sempre dois anos após o período trabalhado. Em 2023, por exemplo, foram contemplados todos aqueles que cumpriram com as exigências relativas ao ano de 2021.

Quando vai ser pago o PIS/PASEP de 2022?

Seguindo a mesma regra que foi adotada em 2020, o pagamento do PIS/PASEP relativo ao ano-base 2022 será feito em 2024. O calendário deve ter a mesma duração do ano atual, pagando os contemplados entre os meses de fevereiro e julho, e dando como prazo máximo para saque o mês de dezembro.

Semanas antes do início do calendário os interessados poderão consultar no App Carteira de Trabalho Digital se foram contemplados, ao acessar a opção “Abono salarial”. O pagamento do próximo ano será feito para:

  • Funcionários que receberam até dois salários mínimos em 2022;
  • Exerceram alguma atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias naquele ano;
  • Possuem os dados atualizados no cadastro;
  • Estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

O valor ainda não pode ser informado porque depende de quanto valerá o salário mínimo no ano que vem. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com