Bancos mais reclamados: Banco Central divulga novo ranking; confira lista

Nesta terça, 25, o Banco Central revelou o novo balanço sobre reclamações contra bancos no país. As reclamações foram feitas ao longo do segundo trimestre do ano. Com isso, é possível saber qual banco recebeu mais reclamações nos últimos três meses. Confira.

Bancos mais reclamados: Banco Central divulga novo ranking; confira lista
Bancos mais reclamados: Banco Central divulga novo ranking; confira lista (Imagem FDR)

Este ranking do Banco Central é organizado com base nas reclamações registradas nos canais digitais de atendimento da autoridade monetária. 

Cada banco tem sua pontuação calculada a partir da multiplicação da quantidade de reclamações por mil e da divisão do resultado pela quantidade de clientes de cada banco.

Bancos que receberam mais reclamações 

Liderando a lista de bancos mais reclamados está o BTG Pactual / Banco Pan. Esta é a quarta vez seguida que a instituição fica em primeiro lugar na lista. Logo depois aparecem o Bradesco e o banco Inter.

Quanto mais pontos o banco recebe nesta metodologia, pior é o seu desempenho no período analisado. Confira o ranking completo:

Posição Instituição financeira Índice Reclamações Clientes
BTG Pactual/Banco Pan 43,58 1.004 23.036.225
Bradesco 30,90 3.229 104.486.688
Inter 29,38 776 26.405.463
C6 Bank 24,13 649 26.886.189
Pagbank/PagSeguro 22,47 662 29.451.137
Itaú 20,27 2.026 99.936.353
Santander 18,27 1.176 64.360.563
Caixa 12,51 1.882 150.374.233
Neon 11,88 239 20.103.935
10º Votorantim 9,94 140 14.084.175
11º Mercado Crédito 9,83 466 47.390.877
12º Banco do Brasil 9,46 706 74.579.521
13º Nubank 7,82 608 77.665.209
14º Original 7,51 378 50.266.862
15º Ame Digital 2,44 80 32.678.718
Fonte: BC

Principais reclamações 

Ao liderar o ranking do BC, o BTG Pactual/Banco Pan obteve uma pontuação de 43,58. Ele  recebeu 1.004 reclamações procedentes no terceiro trimestre deste ano, com uma carteira de 23,03 milhões de clientes. A instituição está na primeira colocação desde o terceiro trimestre de 2022.

Entre as principais reclamações contra o grupo estão irregularidades relacionadas com a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relativos a cartões de crédito.

Também aparecem com regularidade reclamações sobre ofertas ou prestação de informação inadequadas sobre crédito consignado e cartões de crédito.

“O Banco Pan tem como compromisso a constante melhoria na experiência de seus clientes e usuários, tanto nos produtos e serviços ofertados, quanto em seus canais de atendimento”, disse o banco para a Folha.

De forma geral, as maiores reclamações são relacionadas ao cartão de crédito e a questões de integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e dos serviços.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.