Nesta terça, 25, o Banco Central revelou o novo balanço sobre reclamações contra bancos no país. As reclamações foram feitas ao longo do segundo trimestre do ano. Com isso, é possível saber qual banco recebeu mais reclamações nos últimos três meses. Confira.
Este ranking do Banco Central é organizado com base nas reclamações registradas nos canais digitais de atendimento da autoridade monetária.
Cada banco tem sua pontuação calculada a partir da multiplicação da quantidade de reclamações por mil e da divisão do resultado pela quantidade de clientes de cada banco.
Bancos que receberam mais reclamações
Liderando a lista de bancos mais reclamados está o BTG Pactual / Banco Pan. Esta é a quarta vez seguida que a instituição fica em primeiro lugar na lista. Logo depois aparecem o Bradesco e o banco Inter.
Quanto mais pontos o banco recebe nesta metodologia, pior é o seu desempenho no período analisado. Confira o ranking completo:
Posição | Instituição financeira | Índice | Reclamações | Clientes |
1º | BTG Pactual/Banco Pan | 43,58 | 1.004 | 23.036.225 |
2º | Bradesco | 30,90 | 3.229 | 104.486.688 |
3º | Inter | 29,38 | 776 | 26.405.463 |
4º | C6 Bank | 24,13 | 649 | 26.886.189 |
5º | Pagbank/PagSeguro | 22,47 | 662 | 29.451.137 |
6º | Itaú | 20,27 | 2.026 | 99.936.353 |
7º | Santander | 18,27 | 1.176 | 64.360.563 |
8º | Caixa | 12,51 | 1.882 | 150.374.233 |
9º | Neon | 11,88 | 239 | 20.103.935 |
10º | Votorantim | 9,94 | 140 | 14.084.175 |
11º | Mercado Crédito | 9,83 | 466 | 47.390.877 |
12º | Banco do Brasil | 9,46 | 706 | 74.579.521 |
13º | Nubank | 7,82 | 608 | 77.665.209 |
14º | Original | 7,51 | 378 | 50.266.862 |
15º | Ame Digital | 2,44 | 80 | 32.678.718 |
Fonte: BC |
Principais reclamações
Ao liderar o ranking do BC, o BTG Pactual/Banco Pan obteve uma pontuação de 43,58. Ele recebeu 1.004 reclamações procedentes no terceiro trimestre deste ano, com uma carteira de 23,03 milhões de clientes. A instituição está na primeira colocação desde o terceiro trimestre de 2022.
Entre as principais reclamações contra o grupo estão irregularidades relacionadas com a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relativos a cartões de crédito.
Também aparecem com regularidade reclamações sobre ofertas ou prestação de informação inadequadas sobre crédito consignado e cartões de crédito.
“O Banco Pan tem como compromisso a constante melhoria na experiência de seus clientes e usuários, tanto nos produtos e serviços ofertados, quanto em seus canais de atendimento”, disse o banco para a Folha.
De forma geral, as maiores reclamações são relacionadas ao cartão de crédito e a questões de integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e dos serviços.