De acordo com o Mapa de Inadimplência da Serasa relativo a junho, há boas notícias para os brasileiros. Os números demonstram bons resultados que podem melhorar ainda mais as finanças de milhões de pessoas com o nome sujo.
Em junho, o número de pessoas inadimplentes no Brasil teve a primeira queda de 2023. Os dados foram divulgados pelo Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, da Serasa.
Foram registrados 71,45 milhões de negativados, uma redução de 450 mil pessoas em relação ao mês anterior. Esse volume representa uma queda de 0,63%.
Desde janeiro deste ano o número de negativados apenas aumentava no país, chegando a 71,9 milhões em maio, aponta a Instituição. O número passou para 71,45 milhões em junho.
“Apesar do cenário econômico ainda desfavorável, com inflação e juros altos, a primeira queda na inadimplência do ano representa um dado significativo e que pode sinalizar melhoras na saúde financeira dos consumidores”, diz Aline Maciel, gerente da Serasa Limpa Nome.
Serasa e o Desenrola Brasil
Quase 900 mil dívidas foram negociadas somente pelos canais da Serasa até a sexta-feira (21). A procura foi 80% maior do que a média de acordos habituais da plataforma.
A empresa é parceira de bancos integrantes do programa. Esses números retratam todos os acordos realizados na plataforma Serasa Limpa Nome. O montante não reflete apenas as dívidas do Programa Desenrola Brasil.
A Faixa 2 do programa abrange a população com renda de dois salários mínimos até R$ 20 mil por mês. As dívidas podem ser quitadas nos canais indicados pelos agentes financeiros e poderão ser parceladas, em, no mínimo, 12 prestações. Também é necessário ter sido incluído no cadastro de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022.
Nesta fase, também serão retirados do cadastro de devedores os nomes de quem tem dívidas até R$ 100. Segundo o Ministério da Fazenda, com essa medida, cerca de 1,5 milhão de pessoas voltarão a poder ter acesso ao crédito.
Como funciona o Desenrola Brasil na plataforma da Serasa?
Sabendo que o programa ainda está no início e muitas pessoas não sabem como funciona, as condições e quais perfis se encaixam, a Serasa decidiu lançar um site em que as informações básicas do programa lançado pelo governo federal possam ser acessadas pelas pessoas que querem saber mais sobre.
Então, caso você tenha dúvidas sobre como funciona todo o programa feito para ajudar a população brasileira e quer saber mais sobre, acesse o site da Serasa clicando aqui e conheça detalhes sobre as faixas de negociação do programa.