Imposto de Renda: Receita Federal aplica importante MELHORIA

A Receita Federal atualizou recentemente o sistema “Meu Imposto de Renda”. Com isso, o sistema passa a apresentar uma informação muito importante. Veja os detalhes desta novidade.

Imposto de Renda: Receita Federal aplica importante MELHORIA
Imposto de Renda: Receita Federal aplica importante MELHORIA (Imagem: FDR)

Desde a última sexta, 7, o serviço Meu Imposto de Renda, que está disponível no aplicativo, no eCAC e na página da Receita Federal, começou a apontar se o contribuinte está devendo alguma declaração do imposto de renda para a Receita Federal

Receita atualiza importante serviço 

A informação de omissão será mostrada para os contribuintes que estavam obrigados a declarar o Imposto de Renda, mas que não apresentaram a declaração até o momento. 

Através do serviço, o contribuinte poderá, além de conferir o motivo da omissão, fazer a declaração em atraso, usando as informações da declaração pré-preenchida.

A partir desta otimização, o contribuinte poderá conferir importantes informações sobre a omissão da declaração de imposto de renda, o que traz uma compreensão mais clara das circunstâncias envolvidas. 

De acordo com José Carlos da Fonseca, Supervisor Nacional do Imposto de Renda, essa novidade representa um avanço na consolidação dos serviços do IRPF na solução Meu Imposto de Renda.

Novidades desta otimização 

Com essa atualização do serviço, os contribuintes poderão:

  • Conferir se está devendo  alguma declaração do imposto para a Receita;
  • Saber o motivo da omissão;
  • Fazer a declaração em atraso, partindo dos dados do formulário pré-preenchido.

Motivos que levam a malha fina

Existem diversos motivos que podem levar o seu IR para a malha fina: erros de digitação, valores infirmados de maneira errada, omissão de dados, entre outros estão entre os motivos.

Ao enviar sua declaração, ela será analisada pelos sistemas da Receita Federal. Todos os dados são conferidos e comparados com informados fornecidos por outras pessoas e empresas.

Caso seja notada alguma diferença entre os dados informados, o documento será retido. Vale ressaltar que o contribuinte não recebe sua restituição enquanto a sua declaração estiver na malha fina.

Muitas vezes, a declaração foi parar na malha fina por um mero detalhe, como um erro no IR ou quando o contribuinte esquece de inserir algum dado. Também é comum erros no momento de declarar gastos médicos, que costumam ser dedutíveis. Independente do erro que tenha cometido, é possível arrumar.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.