Os clientes Nubank devem se atentar às novas mudanças no PIX. A startup financeira anunciou novidades relacionadas ao sistema de pagamento instantâneo, deixando os correntistas preocupados acerca da segurança das operações.
O Nubank é um dos bancos digitais mais populares e influentes no Brasil da atualidade. A fintech oferece uma variedade de serviços financeiros aos clientes, tal qual os pagamentos via PIX. Pelo aplicativo também é possível realizar outras operações, como solicitar linhas de crédito, fazer investimentos, entre outras modalidades.
Assim como as demais instituições financeiras, o Nubank permite que os clientes realizem pagamentos e transferências via PIX. A modalidade foi implementada pelo Banco Central no Brasil em 2020, agilizando e facilitando o modo de movimentar o dinheiro digitalmente.
No entanto, em cenários onde ocorrem equívocos, como quando um PIX é enviado por engano para a pessoa errada, o processo de recuperação dos valores é extremamente burocrático.
Normalmente, em casos como esse, os resultados são obtidos com mais facilidade entrando em contato diretamente com a pessoa que recebeu a quantia indevidamente. Mas nem sempre este meio é garantido.
Foi então que o Nubank decidiu tomar providências e oferecer uma inovação para os clientes que usam e abusam desse recurso. Antes de mais nada, é importante esclarecer que não existe a possibilidade de cancelar um PIX por esta ou qualquer outra instituição financeira, com exceção dos valores agendados.
Nessa circunstância, o cliente pode acessar a seção de transferências e cancelar um PIX incorreto, contanto que a data da transferência ainda não tenha sido alcançada. Isso quer dizer que o dinheiro não pode ter sido enviado previamente.
Para quem efetuou o envio incorreto, é necessário confiar na integridade da pessoa que recebeu o dinheiro. Se for necessário, deve-se recorrer à justiça para reaver o valor, pois a pessoa que recebeu o dinheiro tem a obrigação de devolvê-lo.
O que é o PIX?
O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos que opera em tempo real, com a promessa de que as transferências sejam concluídas em até 10 segundos. O sistema está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, até mesmo em finais de semana e feriados.
Na prática, para realizar transações financeiras através deste sistema, é preciso cadastrar o que o BC chama de “chave PIX”. A entidade pré-determinou o uso de alguns dados como chave pix, como;
- E-mail;
- Celular;
- CPF;
- Chave aleatória.
É importante explicar que, no caso específico da chave aleatória, ela pode ter prazos de validade distintos. Por exemplo, ela pode ser gerada uma única vez ou cada transação nova a ser realizada, o modelo irá depender das normas de cada instituição financeira. Lembrando que também existem pagamentos via PIX mediante a leitura do QR Code.
Uma das explicações para a alta adesão ao PIX consiste na facilidade de cobrança e pagamento por produtos vendidos ou serviços prestados. A agilidade nas transações financeiras, isenções de taxas e conveniência para pagamento via QR Code ou chave PIX também são vistas como vantagens nítidas deste sistema.