O Banco Central disponibiliza para todos os brasileiros uma excelente ferramenta que pode ser muito útil no seu dia a dia das pessoas. Conheça os detalhes sobre ela abaixo.
Estamos falando sobre a Calculadora do Cidadão. Diante de tantas operações complexas que giram em torno do mercado financeiro, como as que envolvem investimentos, financiamentos, empréstimos, entre outras, esta ferramenta pode te ajudar.
Conheça a Calculadora do Cidadão do Banco Central
A Calculadora do Cidadão pode te ajudar a entender os números por trás de transações como as citadas acima, auxiliando a tomar decisões mais certeiras.
A calculadora funciona como um simulador para situações reais que acontecem nas rotinas financeiras.
Seu uso é bem simples. Basta que o usuário insira os valores correspondentes na plataforma e confira os dados de seu interesse. É possível fazer cálculos de:
- Correção de valores: que podem ser atualizados pelo aumento ou queda do índice de inflação, entre outras coisas;
- Aplicações com depósitos regulares: auxilia as pessoas a compreender o total acumulado, se forem efetuadas operações de mesmo valor e em um período específico;
- Valor futuro de capital: correspondente ao valor a ser recebido no futuro, baseada em uma taxa de juros;
- Financiamento com prestações fixas: ajuda a compreender se a dívida vale a pena, de acordo com sua realidade e necessidades.
A partir dos dados inseridos, a calculadora mostra as informações necessárias para que a pessoa tome a decisão mais acertada, em especial, as relacionadas a investimentos ou custos.
Vantagem de usar a Calculadora do Cidadão
Usando a ferramenta do Banco Central, dá para fazer cálculos mais complexos, difíceis ou impossíveis de fazer em uma calculadora normal. Sendo assim, a ferramenta agiliza a rotina das pessoas que tem que lidar com essas contas de forma constante.
Mas se engana quem pensa que ela é voltada apenas para este público. A calculadora pode ajudar bastante o público que não é especialista em finanças. Isto pois muitos não conhecem as fórmulas específicas do mercado financeiro, como a dos juros compostos.
Como usar
Para usar a Calculadora do Cidadão, basta clicar aqui.