13º salário, férias, rescisão e TUDO que é possível receber ao sair da empresa

A notícia sobre a demissão é sempre um momento delicado e preocupante. Mas, buscando garantir alívio financeiro para o trabalhador, a CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) prevê que após o desligamento da empresa alguns pagamentos sejam feitos. Entre eles, o 13º salário daquele ano. 

13 salário, férias, rescisão e TUDO que é possível receber ao sair da empresa
13º salário, férias, rescisão e TUDO que é possível receber ao sair da empresa (Imagem: FDR)

A CLT prevê que os trabalhadores desligados do emprego tenham acesso a benefícios salariais. No entanto, quando o motivo da demissão tenha sido uma atitude do próprio trabalhador, ou quando se trata da demissão voluntária, isso é, o cidadão pede para sair, os direitos são diferentes. Um dos únicos pagamentos que continua mantido é o de receber o 13º salário. 

É preciso entender que a demissão sem justa causa dá acesso a mais benefícios porque ela não foi motivada pelo próprio empregado. Normalmente acontece por conta de despesas, replanejamento financeiro da empresa ou fechamento da unidade. Por isso, entende-se que o trabalhador não pode ser prejudicado e ele acaba ganhando acesso a mais incentivos financeiros para lidar com a demissão.

13º salário e os pagamentos feitos ao ser demitido

Os benefícios trabalhistas, incluindo o 13º salário e rescisão, serão pagos de acordo com o tipo de demissão. Vale lembrar que o pagamento do décimo terceiro salário é feito com base no número de meses trabalhados antes do desligamento. Ele não será feito em sua totalidade, mas conforme o trabalhador atuou nos últimos doze meses.

Demissão sem justa causa:

Demissão por acordo com a empresa

Quando as duas partes fazem um acordo de que a demissão é o melhor caminho para os dois lados.

Demissão por justa causa

Caso a empresa consiga provar que o empregado descumpriu regras internas, ou regras éticas da profissão.

Demissão voluntária

Quando o trabalhador pede o desligamento.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile