O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos benefícios mais conhecidos quando é sobre os trabalhadores formais do país. Porém, o que poucos beneficiários sabem é que a Caixa confirmou saques extras para quem possuía saldo até o dia 31 de dezembro de 2022.
De forma anual, a equipe econômica do governo faz um levantamento de como foram os gastos e investimentos feitos pelo FGTS. No fim deste cálculo, em caso de lucro, o valor será dividido entre as pessoas que possuem conta no Fundo.
No dia 25 de julho, o Conselho Curador do Fundo de Garantia decidirá o valor total da distribuição do resultado do lucro obtido no ano de 2022. O saldo será pago até o dia 31 de agosto deste ano.
O total dos lucros no ano passado foi de cerca de R$ 12,8 bilhões. A expectativa é de que ao menos 99% desse valor (R$ 12,7 bilhões) sejam pagos aos trabalhadores que tinham contas individuais ativas ou inativas com saldo em 31 de dezembro de 2022.
Confira quem terá direito ao lucro do FGTS
- Quem tem saldo na conta até 31 de dezembro de 2022;
- Quem sacou depois desta data também terá direito ao valor a partir do saldo que tinha até 31 de dezembro de 2022;
- Quem sacou o FGTS antes de 31 de dezembro de 2022, em qualquer dia e mês do ano passado, não terá direito a receber a divisão de lucros.
Não é preciso fazer alguma coisa para receber o dinheiro, o valor será depositado diretamente na conta do Fundo de Garantia.
Quem sacou uma parte do Fundo de Garantia, seja o saque emergencial ou o saque-aniversário, receberá sobre o saldo que restou em 31 de dezembro de 2021.
Como consultar o saldo do lucro do FGTS
O trabalhador pode verificar o saldo do FGTS:
- Acessando o aplicativo FGTS, disponível para os telefones com sistema Android e iOS;
- Também é possível consultar o extrato do fundo no site da Caixa Econômica Federal;
- Quem não puder fazer a consulta pela internet deve ir a uma agência da Caixa pedir o extrato no balcão.
O banco envia o extrato a cada dois meses para o endereço cadastrado. Quem mudou de residência deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e informar a mudança.