Desde terça-feira (11) está disponível para consulta os dados dos beneficiários do Bolsa Família. A iniciativa partiu do próprio governo federal e tem como objetivo permitir que toda a população fiscalize o quanto tem sido repassado por meio do programa. Por outro lado, quem está inscrito no auxílio fica mais vulnerável sobre seus dados.
O Portal da Transferência do Governo Federal já é um sistema que existe para tornar público dados sobre relações financeiras do atual comando do país. Sob comando da Controladoria-Geral da União (CGU), foi autorizada a publicação da lista de beneficiários do Bolsa Família e dos seus respectivos pagamentos individualizados.
O portal traz uma lista completa com o nome de cada um dos que pertencem as 20 milhões de famílias brasileiras com acesso ao programa. Gerando a média de R$ 7,6 bilhões em pagamentos mensais, com mínimo de R$ 600 pago para cada um deles. A busca pode ser feita por estado, cidade, e até mesmo pelo nome do titular do auxílio informando número de CPF.
Todos os meses caberá ao Ministério do Desenvolvimento Social preencher as informações e atualizar os dados sobre os beneficiários do Bolsa Família. De acordo com o governo federal, dessa forma mais pessoas poderão participar das atualizações de políticas públicas do país.
“Com a iniciativa, a CGU proporciona amplo controle social da política pública, contribuindo para sua efetividade e atendendo aos princípios e objetivos da Política de Transparência e Acesso à Informação”, informou a CGU.
Beneficiários do Bolsa Família terão dados vazados?
Na verdade, sim. O objetivo é permitir que qualquer pessoa possa saber quem sãos os beneficiários do Bolsa Família e o quanto eles recebem pelo programa. No entanto, não se tornam públicos os dados pessoais, como: CPF, endereço, telefone, idade dos membros da família ou renda per capita.
Essas informações precisam ser repassadas para inscrição no Cadastro Único, mas pertencem exclusivamente a base do governo e não devem ser acessadas por outras pessoas. O que os titulares do auxílio social devem estar atentos é de que agora um número maior de cidadãos poderão fiscalizar o seu benefício.
Isso significa que caso tenha mentido sobre a sua renda a fim de se tornar um dos beneficiários do Bolsa Família, o grupo pode ser denunciado. Neste caso, comprovada a irregularidade a família é excluída do programa automaticamente.