Cadastro Positivo Serasa ajuda brasileiros a terem uma vida financeira melhor; saiba como usar

Existem mais de 70 milhões de pessoas com dívidas acumuladas no Serasa. E isso dificulta a obtenção de crédito para solicitar cartões e empréstimos, por exemplo. Com isso, há o Cadastro Positivo Serasa que pode auxiliar os brasileiros com a vida financeira.

Cadastro Positivo Serasa ajuda brasileiros a terem uma vida financeira melhor; saiba como usar
Cadastro Positivo Serasa ajuda brasileiros a terem uma vida financeira melhor; saiba como usar. (Imagem: FDR)

O Cadastro Positivo chegou para facilitar a vida de quem tem bons hábitos de pagamento. Ele é direcionado para quem está buscando crédito e deseja aumentar as chances de obter ofertas com menos juros. Tudo ofertado pelo Serasa.

Funciona como um histórico de contas pagas e compromissos em andamento, e não apenas o seu momento atual. Com isso, é possível ir construindo um histórico de bom pagador. Ele é tido como se fosse um currículo financeiro.

A maioria das empresas considerava apenas a inadimplência (Cadastro Negativo) em suas análises de crédito, antes da existência do Cadastro Positivo. Ou seja, somente as informações de contas vencidas e não pagas eram levadas em conta.

Como é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é um conjunto de dados relativo à pessoa física ou jurídica. Tudo é armazenado com a finalidade de basear a concessão de crédito, a realização de venda a prazo ou de outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro.

São apresentadas as informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação, por exemplo, de empréstimos, financiamentos e crediários.

Essas informações passam a constar no histórico do cadastrado. Lá contém valores totais financiados, quantidades e valores de parcelas, bem como, o comportamento e a pontualidade de pagamento do consumidor.

Como consultar o Cadastro Positivo?

Para consultar o Cadastro Positivo é necessário acessar a página dele na Serasa e fazer o login com CPF e senha. Nesse caso, os dados de login são os mesmos utilizados para ter acesso ao site da Serasa. Feito isso, o usuário passa a ter acesso à consulta do Cadastro Positivo.

Em alguns casos, é pedida uma prova de vida, na qual o usuário precisa anexar a frente e o verso de um documento e tirar uma selfie com o lado do documento que contenha sua foto.