Ministério do Turismo oferece cursos gratuitos em parceria com o SENAC do Sul do país. Formações são voltadas a um dos setores que mais cresce no país. Confira quais são as formações disponíveis.
O setor de turismo é um dos ‘carros chefes’ do Brasil, afinal todos os estados brasileiros são bastante visitados por turistas. O SENAC se uniu ao Ministério do Turismo (MTur) para oferecer cursos gratuitos para quem deseja trabalhar no setor.
Os cursos fazem parte do Programa SENAC de Gratuidade, para participar das aulas é necessário ter renda bruta familiar mensal até dois salários mínimos.
“Avaliamos as ofertas de vários polos do Senac, mas, a qualificação de Agente de Viagens alcançou maior procura do que outros títulos de turismo. Acredito que em razão dos conhecimentos disponibilizados, se torna uma opção mais robusta”, explica Felipe Figueiredo, analista estadual do Eixo Educação do Senac-SC.
Cursos gratuitos do SENAC e Ministério do Turismo
Agente de viagens
O profissional é o responsável por intermediar a compra de passagens aéreas, rodoviários ou marítimas; além de cuidar da reserva de hotéis/pousadas e da contratação de passeios; contratação de intérprete.
Ele também atua em diversas outras atividades relacionadas ao turismo. Esse profissional por trabalhar em agências de viagens e turismo. O curso tem 172h de duração.
Boas práticas para serviços de alimentação e distribuição
Em 20h de duração, os participantes aprenderão sobre manipulação/distribuição de alimentos; boas práticas para a prevenção de doenças; sobre análise das instalações de estabelecimentos.
Também aprenderão sobre as etapas operacionais relacionadas a comercialização segura de alimentos.
Cerimonial e protocolo para eventos
Em 40h de curso os participantes aprenderão os principais conceitos e critérios para o cerimonial e protocolo de diversos tipos de eventos. A formação é voltada aos profissionais e empresários da área de eventos.
Planejamento e organização de eventos sociais
Em 20h de curso os alunos aprenderão a identificar as demandas e qual o melhor tipo de evento a ser realizado.
Também aprenderão a utilizar os instrumentos disponíveis de controle e organização; identificar quais os melhores fornecedores, patrocinadores, entre outros, para cada evento.