FIM das dívidas! Veja as melhores formas de renegociação disponíveis no mercado

Pontos-chave
  • O primeiro passo para renegociar seus débitos é saber se tem dívidas e quais são elas;
  • É possível consultar seu CPF gratuitamente no Serasa Limpa Nome;
  • Antes de fechar seu acordo, pense no compromisso que vai assumir.

Quem nunca precisou renegociar dívidas que atire o primeiro boleto! Atualmente, o Brasil contabiliza mais de 60 milhões de brasileiros com débitos em atraso ou nome negativado. A boa notícia é que existem várias formas de renegociação disponíveis no mercado para cada perfil de inadimplência.

FIM das dívidas! Veja as melhores formas de renegociação disponíveis no mercado
FIM das dívidas! Veja as melhores formas de renegociação disponíveis no mercado. (Imagem: FDR)

O primeiro passo para renegociar seus débitos é saber se tem dívidas e quais são elas. Para conferir sua situação basta consultar seu CPF. Esse passo é muito importante para quem deseja renegociar dívidas. 

Só assim você fica sabendo exatamente quanto e para quem está devendo. É possível consultar seu CPF gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Logo em seguida, a organização é a palavra-chave

Para isso, você vai precisar colocar as dívidas no papel. Listas são fundamentais para reorganizar o seu orçamento. Veja abaixo alguns passos que você pode fazer para começar a quitar os débitos e se reequilibrar financeiramente:

Antes de fechar seu acordo, pense no compromisso que vai assumir. Faça uma lista de passos para avaliar ao concluir o acordo. Leve em consideração:

Você pode consultar suas dívidas quantas vezes quiser antes de fechar o acordo. A consulta é grátis. Lembre-se que quanto mais rápido você quitar as dívidas, mais rápido terá seu nome limpo novamente.

Dicas de renegociação de dívidas

Análise da situação financeira

Sem um controle de despesas, é possível perder a noção de quais são as suas dívidas no momento. Por isso, faça um levantamento das instituições com as quais tenha vínculo e organize as pendências em planilha de gastos.

Escolha da melhor parcela para renegociar

Analise com cautela o que é proposto pela instituição financeira e faça um levantamento de pontos importantes, como:

Priorize as dívidas mais caras

Quando for escolher qual será a dívida que irá pagar primeiro, priorize aquela que tem uma taxa de juros mais cara para que ela não continue gerando encargos mais caros. Por esse motivo, o ideal é procurar resolver logo como renegociar a dívida e assim juntar as suas contas de consumo mensais.

Renegocie o valor que pode pagar

Nada adianta enfrentar a burocracia da renegociação se fechar um acordo que não pode pagar. Por isso, seja cuidadoso, avalie sua condição financeira, renda mensal e só assuma um compromisso com o qual você tem condições de arcar. Assim, é possível evitar que novas dívidas sejam criadas.

Consulte outras propostas

Sabia que é possível contratar uma linha de crédito com juros menores para quitar uma pendência? Dessa forma, o crédito consignado ou com garantia possui taxas que acabam sendo mais benéficas para quem já está negativado.

O Serasa Limpa Nome é um momento e um ótimo incentivo para quem busca oportunidade para quitar as pendências. Por isso, consulte outras propostas antes de fechar um acordo de renegociação de dívida com a instituição.

QUEM PODE PARTICIPAR DO DESENROLA BRASIL PARA RENEGOCIAR AS DÍVIDAS E QUAIS SÃO AS REGRAS

Passo a passo para renegociar dívidas

Após visualizar sua dívida parceira pelo Serasa Limpa Nome, você ficará a cinco cliques de fechar a renegociação. Confira:

Acordo feito! Sua negociação está completa. Na sua tela, vai aparecer o código de barras do seu boleto. É possível enviar seu boleto por SMS ou para o seu e-mail e assim decidir como quer pagar. Para isso, você pode ir a qualquer agência bancária ou lotérica. Também pode pagar pelo aplicativo do seu banco, se preferir.

Após o pagamento, será feita a baixa na sua dívida. E, se essa for sua única dívida, o seu nome vai voltar a ficar limpo. O prazo para a empresa retirar a dívida do seu CPF é de cinco dias úteis após o pagamento.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile