- O primeiro passo para renegociar seus débitos é saber se tem dívidas e quais são elas;
- É possível consultar seu CPF gratuitamente no Serasa Limpa Nome;
- Antes de fechar seu acordo, pense no compromisso que vai assumir.
Quem nunca precisou renegociar dívidas que atire o primeiro boleto! Atualmente, o Brasil contabiliza mais de 60 milhões de brasileiros com débitos em atraso ou nome negativado. A boa notícia é que existem várias formas de renegociação disponíveis no mercado para cada perfil de inadimplência.
O primeiro passo para renegociar seus débitos é saber se tem dívidas e quais são elas. Para conferir sua situação basta consultar seu CPF. Esse passo é muito importante para quem deseja renegociar dívidas.
Só assim você fica sabendo exatamente quanto e para quem está devendo. É possível consultar seu CPF gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Logo em seguida, a organização é a palavra-chave.
Para isso, você vai precisar colocar as dívidas no papel. Listas são fundamentais para reorganizar o seu orçamento. Veja abaixo alguns passos que você pode fazer para começar a quitar os débitos e se reequilibrar financeiramente:
- Defina um valor limite para negociar e não assuma um compromisso com o qual não possa arcar;
- Considere os imprevistos. Comece uma reserva de emergência para cobrir gastos surpresa;
- Previna-se de novas dívidas desnecessárias;
- Consulte grátis seu CPF;
- Negocie dívidas online.
Antes de fechar seu acordo, pense no compromisso que vai assumir. Faça uma lista de passos para avaliar ao concluir o acordo. Leve em consideração:
- Se existem juros e quais são;
- Se pode pagar à vista ou terá de optar por parcelamento;
- Qual será o desconto.
Você pode consultar suas dívidas quantas vezes quiser antes de fechar o acordo. A consulta é grátis. Lembre-se que quanto mais rápido você quitar as dívidas, mais rápido terá seu nome limpo novamente.
Dicas de renegociação de dívidas
Análise da situação financeira
Sem um controle de despesas, é possível perder a noção de quais são as suas dívidas no momento. Por isso, faça um levantamento das instituições com as quais tenha vínculo e organize as pendências em planilha de gastos.
Escolha da melhor parcela para renegociar
Analise com cautela o que é proposto pela instituição financeira e faça um levantamento de pontos importantes, como:
- CET (Custo Efetivo Total);
- Taxas de juros;
- IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
- Prazo de pagamento;
- Valor das parcelas;
- Possibilidade de desconto à vista.
Priorize as dívidas mais caras
Quando for escolher qual será a dívida que irá pagar primeiro, priorize aquela que tem uma taxa de juros mais cara para que ela não continue gerando encargos mais caros. Por esse motivo, o ideal é procurar resolver logo como renegociar a dívida e assim juntar as suas contas de consumo mensais.
Renegocie o valor que pode pagar
Nada adianta enfrentar a burocracia da renegociação se fechar um acordo que não pode pagar. Por isso, seja cuidadoso, avalie sua condição financeira, renda mensal e só assuma um compromisso com o qual você tem condições de arcar. Assim, é possível evitar que novas dívidas sejam criadas.
Consulte outras propostas
Sabia que é possível contratar uma linha de crédito com juros menores para quitar uma pendência? Dessa forma, o crédito consignado ou com garantia possui taxas que acabam sendo mais benéficas para quem já está negativado.
O Serasa Limpa Nome é um momento e um ótimo incentivo para quem busca oportunidade para quitar as pendências. Por isso, consulte outras propostas antes de fechar um acordo de renegociação de dívida com a instituição.
Passo a passo para renegociar dívidas
Após visualizar sua dívida parceira pelo Serasa Limpa Nome, você ficará a cinco cliques de fechar a renegociação. Confira:
- Clique em “Ver Oferta”;
- Escolha a opção de pagamento que melhor se encaixa no seu orçamento;
- Escolha a melhor data de vencimento do seu boleto;
- Revise o acordo e clique em “Declaro que li e concordo com os termos e condições”;
- Depois é só clicar em “Concluir Acordo”.
Acordo feito! Sua negociação está completa. Na sua tela, vai aparecer o código de barras do seu boleto. É possível enviar seu boleto por SMS ou para o seu e-mail e assim decidir como quer pagar. Para isso, você pode ir a qualquer agência bancária ou lotérica. Também pode pagar pelo aplicativo do seu banco, se preferir.
Após o pagamento, será feita a baixa na sua dívida. E, se essa for sua única dívida, o seu nome vai voltar a ficar limpo. O prazo para a empresa retirar a dívida do seu CPF é de cinco dias úteis após o pagamento.