Conta de luz vai ficar mais CARA para consumidores destes estados

A conta de luz está entre os maiores gastos mensais de uma casa. A má notícia é que ela vai encarecer ainda mais para consumidores de alguns estados. Confira os detalhes e saiba como economizar.

Conta de luz vai ficar mais CARA para consumidores destes estados
Conta de luz vai ficar mais CARA para consumidores destes estados (Imagem FDR)

Nesta terça, 11, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou um novo reajuste médio de 10,65% para os clientes da Energisa Sul-Sudeste. 

Conta de luz fica mais cara

A Energisa Sul-Sudeste é encarregada da distribuição de energia elétrica para 862 mil consumidores que residem em 82 municípios dos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Sendo assim, os clientes destes estados passarão a pagar mais na conta de luz. Para os consumidores residenciais, que respondem por 86% do total atendido pela distribuidora, a conta encarecerá 11,13%. 

Os consumidores rurais, por sua vez,  terão um aumento de 17,70% em suas contas.

Reajustes aprovados 

A Aneel aprovou os seguintes reajustes:

As tarifas novas passam a valer hoje, 12, e são válidas pelo período de um ano.

Como justificativa para o aumento, a empresa considerou o aumento nos custos com transporte, energia e encargos, além de despesas financeiras da concessionária.

Dicas para economizar energia elétrica

Sabe aquela impressão de que eletrodoméstico antigos são mais resistentes e duráveis? Isto até pode ser verdade, porém, eles acabam gastando muito mais energia que um novo.

As vezes tudo que queremos ao chegar em casa é tomar um banho relaxante. Mas neste momento complicado, demorar no chuveiro não é bom nem para suas finanças e nem para o planeta. Sendo assim, tome banhos de no máximo 5 minutos e priorize o modo verão em dias mais quentes.

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Fazendo isso, você evita possíveis acidentes e econômica energia.

Substitua as luzes de sua casa por lâmpadas LED. Este tipo de luz consome até 80% menos energia que as convencionais.

Quando for passar roupa, reúna o maior número possível de peças. Utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. As roupas mais leves passe com o ferro desligado.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile