A utilização do cartão de crédito resulta no pagamento de alguns valores além dos gastos realizados. Um deles que costuma aparecer nas faturas é a anuidade, você sabe o que é isso e se deve realmente pagá-la? Entenda agora o seu funcionamento.
Em junho do ano passado 190,8 milhões de cartões de crédito haviam sido emitidos no Brasil, aponta o Banco Central. A facilidade de comprar, receber o produto e só pagar depois acaba atraindo muitas pessoas, mas, é importante entender o que você paga no cartão de crédito.
A anuidade é uma taxa cobrada pelo banco ou instituição financeira para a utilização dos cartões de crédito.
“A cobrança da anuidade do cartão de crédito pode ser mensal?”
Antes de tudo é importante que você saiba que:
A instituição financeira pode cobrar a taxa de anuidade para a utilização dele.
No entanto, é necessário ter atenção a alguns pontos:
- A taxa deve estar descrita na fatura;
- O valor da anuidade deve ser informado ao consumidor na contratação do cartão;
- A cobrança só pode ser feita se o consumidor contratou esse serviço.
No caso desse último ponto, se você não foi informado sobre a taxa ou não concordou com ela, entre em contato com a instituição responsável pelo seu cartão.
Além disso, a anuidade não pode ser cobrada em um cartão de que esteja bloqueado, seja por falta de pagamento ou em caso de perda ou roubo.
O Banco Central do Brasil ainda informa que as instituições financeiras são obrigadas a oferecer produtos com taxas menores.
“Toda instituição emissora de cartão de crédito é obrigada a ofertar cartão de crédito básico. O valor da anuidade do cartão básico deve ser menor do que o valor da anuidade do cartão diferenciado”, informa o BCB.
Se você está pensando em pedir um cartão de crédito, a nossa sugestão é que confira a taxa de anuidade antes de assinar o contrato, algumas instituições financeiras ofertam cartões sem essa taxa ou até com valor reduzido por um período.