Existem algumas situações que podem bloquear as movimentações feitas no Caixa Tem. Quando isso acontece o cidadão que depende desta conta para as transações financeiras dos benefícios recebidos todos os meses, acaba ficando desamparado. Por isso, vale a pena estar atento aos cuidados para não passar por esse estresse.
O Caixa Tem foi criado em 2020, naquela ocasião o governo federal enxergou a poupança social como a forma de unificar a liberação do auxílio emergencial. O benefício foi pago naquele ano para cobrir a situação da Covid-19 que inviabilizou o trabalho de milhões de pessoas autônomas. Mais de 60 milhões de brasileiros receberam as parcelas que começaram com R$ 600 e terminaram em R$ 150.
Com o aplicativo e a poupança social já tendo sido criada, o governo federal aproveitou este canal para unificar os pagamentos feitos pela Caixa Econômica. Desde então passaram a ser inclusos os depósitos de programas e benefícios sociais e trabalhistas, como: Bolsa Família, vale-gás, seguro-desemprego, PIS (Programa de Integração Social), FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e outros.
O primeiro login no App Caixa Tem é feito com número de CPF e criação de senha, além da inscrição de um e-mail válido. Depois toda movimentação acontece neste mesmo canal, com autorização para transações financeiras como: PIX, recarga de celular, pagamento de boleto bancário, entre outros.
O que pode bloquear o acesso ao Caixa Tem?
Para quem tem usado os serviços do Caixa Tem todos os meses, o bloqueio pode ser bem ruim. Por isso, vale a pena estar atento as atitudes que podem desativar o uso do aplicativo e poupança.
- Movimentação financeira superior ao limite: a Caixa permite que dentro da poupança social sejam realizadas movimentações financeiras de no máximo R$ 5 mil. Quem ultrapassar essa quantia terá o acesso bloqueado, devendo transferir os valores para uma outra conta do banco em que haverá cobrança de tarifa;
- Desatualização cadastral: se o banco entender que os dados informados estão desatualizados, pode haver suspeita de fraude de informações. Por isso, o ideal é sempre atualizar o seu perfil e estar atento ao e-mail;
- Muitos CPFs cadastrados no mesmo aparelho: quando mais de duas pessoas tentam acessar o App Caixa Tem usando o mesmo celular, o sistema pode entender que é fraude e bloquear o acesso.
O desbloqueio acontece por meio do acesso a um link enviado pela Caixa no e-mail cadastrado, ou diretamente em uma agência.