Desde a última sexta-feira, a Receita Federal está disponibilizando um novo serviço para a população brasileira. Contribuintes podem acessar o recurso sem sair de casa e fazer os procedimentos necessários para ficar em situação regular.
Um novo recurso foi anunciado pela Receita Federal na última semana e deve ajudar os contribuintes a regularizarem as pendências. A declaração do Imposto de Renda 2023 foi encerrada no dia 31 de maio, com o novo recurso é possível conferir se o contribuinte está devendo alguma declaração.
Receita Federal lança novo recurso do Meu Imposto de Renda
Deste a última sexta-feira, 07, os contribuintes podem acessar o portal e conferir se possuem alguma pendência; caso haja, aparecerá a mensagem “Omisso”. A melhor parte é que esse contribuinte poderá entregar a declaração em atraso.
“A regularização da situação de omissão de declaração (apresentando a declaração em atraso) evita que o CPF do contribuinte seja classificado como ‘Pendente de Regularização’ e que ele tenha uma série de problemas no seu dia a dia”, informa a Receita Federal.
Segundo o Supervisor Nacional do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, essa nova funcionalidade representa um avanço na consolidação dos serviços do IRPF na solução Meu Imposto de Renda.
Como acessar?
- Acesse o aplicativo Meu Imposto de Renda (Android ou iOS)
- O acesso deve ser feito pelo app mesmo que a declaração tenha sido entregue pelo computador de terceiros ou pelo site;
- Faça o login com a conta Gov.br;
- A página seguinte exibirá a situação do IRPF em cada exercício;
- Você pode clicar em cada exercício, ano, para ter acesso ao detalhamento;
- Caso apareça a mensagem “Omisso de DIRPF”, você tem duas opções: Fazer a declaração, inclusive com a pré-preenchida ou consultar os motivos da omissão.
Os motivos dependem diretamente da obrigatoriedade do exercício; caso a renda seja a motivação da omissão, um detalhamento das informações será exibido.
Quem tem a obrigação de declarar Imposto de Renda mas não o faz poderá pagar multa, ficar com o CPF irregular ou ser acusado do crime de sonegação fiscal.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.