Receita Federal faz importante ALERTA para milhões de brasileiros; confira se você está na lista

Desde a última sexta-feira, a Receita Federal está disponibilizando um novo serviço para a população brasileira. Contribuintes podem acessar o recurso sem sair de casa e fazer os procedimentos necessários para ficar em situação regular.

Receita Federal faz importante ALERTAS para milhões de brasileiros; confira se você está na lista
Receita Federal faz importante ALERTAS para milhões de brasileiros; confira se você está na lista(Imagem: FDR)

Um novo recurso foi anunciado pela Receita Federal na última semana e deve ajudar os contribuintes a regularizarem as pendências. A declaração do Imposto de Renda 2023 foi encerrada no dia 31 de maio, com o novo recurso é possível conferir se o contribuinte está devendo alguma declaração.

Receita Federal lança novo recurso do Meu Imposto de Renda

Deste a última sexta-feira, 07, os contribuintes podem acessar o portal e conferir se possuem alguma pendência; caso haja, aparecerá a mensagem “Omisso”. A melhor parte é que esse contribuinte poderá entregar a declaração em atraso.

“A regularização da situação de omissão de declaração (apresentando a declaração em atraso) evita que o CPF do contribuinte seja classificado como ‘Pendente de Regularização’ e que ele tenha uma série de problemas no seu dia a dia”, informa a Receita Federal.

Segundo o Supervisor Nacional do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, essa nova funcionalidade representa um avanço na consolidação dos serviços do IRPF na solução Meu Imposto de Renda.

Como acessar?

  1. Acesse o aplicativo Meu Imposto de Renda (Android ou iOS)
  2. O acesso deve ser feito pelo app mesmo que a declaração tenha sido entregue pelo computador de terceiros ou pelo site;
  3. Faça o login com a conta Gov.br;
  4. A página seguinte exibirá a situação do IRPF em cada exercício;
  5. Você pode clicar em cada exercício, ano, para ter acesso ao detalhamento;
  6. Caso apareça a mensagem “Omisso de DIRPF”, você tem duas opções: Fazer a declaração, inclusive com a pré-preenchida ou consultar os motivos da omissão.

Os motivos dependem diretamente da obrigatoriedade do exercício; caso a renda seja a motivação da omissão, um detalhamento das informações será exibido.

Quem tem a obrigação de declarar Imposto de Renda mas não o faz poderá pagar multa, ficar com o CPF irregular ou ser acusado do crime de sonegação fiscal.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.