Minha Casa Minha Vida permite SIMULAÇÃO do valor do financiamento online

Embora o Minha Casa Minha Vida possua condições vantajosas para o financiamento da casa própria, o cidadão precisa entender que haverão custos. Logo, ele precisa conseguir uma quantia para dar entrada no imóvel, e acomodar as parcelas no seu orçamento. Para se planejar o mais indicado é simular a compra de forma online. 

Minha Casa Minha Vida permite SIMULAÇÃO do valor do financiamento online
Minha Casa Minha Vida permite SIMULAÇÃO do valor do financiamento online (Imagem: FDR)

O financiamento do Minha Casa Minha Vida é feito por dois bancos parceiros do governo federal: Caixa Econômica e Banco do Brasil. O imóvel pode ser comprado por intermédio de uma construtora, no caso de imóveis na planta, ou para casas e apartamentos já prontos, inclusive os usados. Outra opção é a aquisição de casas que são construídas em conjuntos habitacionais construídos pelo governo. 

Neste último caso, a prioridade é na venda para as famílias que estão na faixa 1 com a menor renda. Eles receberão o maior subsídio que inclusive pode zerar o valor de entrada, e contarão com parcelas mensais a partir de R$ 80. Nada impede que essas pessoas também adquiram imóveis já prontos, mas as condições serão diferentes.

O financiamento do Minha Casa Minha Vida vai solicitar a apresentação de documentos do comprador, principalmente para comprovação da sua renda. E da casa ou apartamento, a fim de comprovar que esta propriedade cumpre com os requisitos que garantem a aquisição. A lista completa dos documentos será informada pelo banco.

Como simular o financiamento do Minha Casa Minha Vida

O primeiro passo para conseguir comprar a casa própria usando o Minha Casa Minha Vida é simular o financiamento. Este processo deve ser feito pelo site da Caixa Econômica, e vai indicar se há chances, por exemplo, de usar recursos disponíveis no Fundo de Garantia.

No fim da simulação o banco vai indicar qual valor necessário para entrada, o número de parcelas e o valor total do financiamento. Veja como fazer:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile